Manhã de formação no Centro Franciscano de Apoio Escolar

Manhã de formação no Centro Franciscano de Apoio Escolar

O CEFAE oferece reforço escolar para os estudantes do Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, inscritos no programa de gratuidade.

Equipe Provincial de Comunicação

Na manhã de sábado, 22 de fevereiro, os educadores e educadoras do Centro Franciscano de Apoio Escolar (CEFAE) participaram de uma manhã de formação, a fim de alinhar os trabalhos do ano.

Num primeiro momento, foi-lhes apresentada a configuração da Associação Franciscana de Educação e Assistência Social, composta pelo Colégio Santo Antônio, as unidades de educação infantil, CESFRAN e CESCLAR, e as unidades de apoio escolar, CEFAE. Tudo isso visto no projeto da Província Santa Cruz, a qual conta com outras frentes sociais para além da Associação Franciscana.

O Diretor Pedagógico, Frei Oton Júnior, apresentou as motivações dos frades em manterem projetos como o CEFAE, que oferece monitoria aos alunos da gratuidade escolar do Colégio Santo Antônio. Apresentou ainda uma leitura da Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema é Ecologia Integral, a partir da educação, e os 800 anos do Cântico das Criaturas.

“São Francisco tinha um olhar positivo para com as criaturas, e isso é muito inspirador para a pedagogia franciscana” – disse Frei Oton.

Num segundo momento, as assistentes sociais apresentaram um panorama a respeito das crianças e adolescentes atendidos no CEFAE. Foram dados, ainda, os informes pedagógicos, para melhor atender as demandas dos estudantes.

O CEFAE conta com duas unidades (Rua Santa Rita Durão e Rua Timbiras), ambas na Capital Mineira. Cada unidade tem em média 80 estudantes, do ensino fundamental I até o ensino médio. Os estudantes fazem o reforço escolar no contraturno das aulas no Colégio Santo Antônio. Os estudantes da gratuidade recebem todo o material didático, uniforme, alimentação e transporte, a fim de poderem acompanhar devidamente as aulas.

“A educação é a base da Ecologia Integral e nos apresenta o futuro, que deve ser sustentável e inclusivo”.

Cardeal Pedro Barreto, vice-presidente da Rede pan-Amazônica, REPAM

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias