A Província Santa Cruz

Raízes Holandesas

Até o ano de 1950, o Comissariado esteve ligado juridicamente e dependia diretamente da Província dos Santos Mártires Gorcumienses, na Holanda.

A Província Santa Cruz tem suas raízes na criação do Comissariado da Santa Cruz no estado do Rio de Janeiro, estabelecido por frades holandeses em 1900. Depois de passarem por Manaus (AM), em 1899, Frei Adalberto Woolderink, Frei Gonzaga Governeur e Frei Oto Vervoort seguiram para Niterói (RJ), onde instalaram a primeira residência e sede do Comissariado.

Até o ano de 1950, o Comissariado esteve ligado juridicamente e dependia diretamente da Província dos Santos Mártires Gorcumienses, na Holanda. Após esse período de meio século, foi criada a Província Santa Cruz, em 1950, que passou a atuar independente e abrange, atualmente, os franciscanos de Minas Gerais e Sul da Bahia. No dia 18 de dezembro de 1899, chegaram a Manaus, provenientes da Holanda, os três primeiros frades daquela que viria a se constituir a Província Santa Cruz (PSC): Frei Adalberto Woolderink, Frei Gonzaga Gouverneur e Frei Oto Vervoort. Esse início de presença na região amazônica foi frustrada pelas doenças tropicais contraídas pelos frades.

No dia 7 de maio de 1900, chegou ao Rio de Janeiro Frei Rogério Burgers, um dos fundadores e primeiro comissário do Comissariado Imaculada Conceição, hoje PSC, juntamente com Frei Frederico Voorvelt. Em 1901, juntou-se a eles Frei Oto Vervoort, proveniente de Manaus. Nesse mesmo ano, ocorreu a instalação da primeira residência e sede do Comissariado, em Niterói, e, em 1903, a instalação da primeira residência dos frades em Minas Gerais, em Ouro Preto. No ano de 1912, a sede do Comissariado foi transferida de Niterói para São João del-Rei. Em 15 de novembro de 1925, a sede do Comissariado foi transferida, mais uma vez, para Divinópolis.

Em 1926, o Comissariado foi estendido ao Rio Grande do Sul (Vila Fão) e, dez anos mais tarde, ao Extremo Sul da Bahia (Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri).

No ano de 1931, teve início o Curso de Teologia em Divinópolis com a chegada dos primeiros frades estudantes da Holanda. Em 1941, ocorreu a mudança do nome Comissariado Imaculada Conceição para Comissariado Santa Cruz.

Esse período foi marcado pela consolidação da presença dos frades em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e no Sul da Bahia, além da presença nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói.No dia 8 de janeiro de 1949, o Comissariado Santa Cruz foi elevado à condição de Província autônoma da Província Holandesa, passando a designar-se Província Santa Cruz. Em 1959, a sede da Província foi transferida de Divinópolis para Belo Horizonte. No dia 22 de fevereiro de 1966, os frades no Rio Grande do Sul adquiriram autonomia em relação à Província Santa Cruz, tendo sido constituídos como Província São Francisco de Assis do Rio Grande do Sul no dia 4 de outubro de 1976, dia de São Francisco.

Atualmente, a Província Santa Cruz é formado por cerca de 120 frades (alguns deles ainda no período de formação e de estudos) conta atualmente, com 14 fraternidades, sendo que 8 são paróquias. As fraternidades e paróquias estão espalhadas por 10 municípios distribuídos em Minas Gerais e sul da Bahia, além de presenças em missões no exterior. Nesses locais, atuam na pastoral paroquial, educação, projetos de ação social e de formação de lideranças cristãs.