Na Província Santa Cruz, após os três primeiros anos de votos temporários, os frades são enviados para uma experiência diferente àquela da formação inicial em que estavam inseridos. Ao longo do tempo, já houve frades enviados para Angola, Roraima, Pará, São Paulo e em diversas fraternidades provinciais. Essa experiência de ficar um ano em outro contexto sociocultural visa o amadurecimento vocacional dos frades, mediante o conhecimento de outras realidades em que o carisma franciscano se faz presente.
No ano de 2023, foram enviados quatro jovens frades para esta experiência, denominada “Tempo de presença franciscana”. Os frades concluíram recentemente o curso de filosofia no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte, BH, renovaram seus votos religiosos e seguiram então para as respectivas realidades.
Frei Alan Vitor Rodrigues Santos foi enviado para Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, que acolhe os jovens ao ingressarem no processo de formação inicial. Irá auxiliar os frades formadores no acompanhamento vocacional dos rapazes e ser-lhes uma referência, sobretudo na parte musical. Frei Alan nos diz que sua missão nesta realidade será o de “propiciar ao jovem aspirante uma continuidade no discernimento vocacional e proporcionar-lhe a experiência de vida fraterna franciscana”. Nesta casa, ocorrem igualmente vários encontros provinciais, “sendo assim, também me colocarei a disposição para bem receber a todos e todas” – partilha o frade.
Frei Alan se mostra animado com a nova nomeação e partilha: “espero, com a graça de Deus, experimentar ainda mais de perto a riqueza da vida franciscana na realidade local de Santos Dumont”.
Quem também foi enviado para o tempo de presença franciscana é Frei Pedro Duarte. Ele residirá na Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Sua experiência se dará em duas fases, como ele nos conta: “no primeiro semestre irei morar na fraternidade Santa Isabel da Hungria (Hospital São Julião) em Campo Grande – MS, e no segundo semestre farei a experiência em uma das fraternidades do MT que ainda será definida”.
Frei Pedro nos conta um pouco da realidade do referido hospital: “A fraternidade Santa Isabel da Hungria fica localizada dentro do terreno do Hospital São Julião, uma antiga colônia de hansenianos, inaugurada em 1945. Durante muitos anos a colônia e principalmente os leprosos ficaram jogados à sorte, não recebiam acompanhamento e medicação adequados”. O trabalho dos frades, segundo Frei Pedro, é o da capelania do hospital e administração do Centro de saúde São Francisco, que oferece atendimento psicológico, acupuntura, nutricionista, assessoria jurídica e terapias naturais de forma gratuita. Em seu caso específico, frei Pedro irá visitar os enfermos, contribuir nas celebrações eucarísticas (dominicais, semanais, festas e solenidades e semana santa), acompanhar algumas vilas que moram hansenianos, visitar asilo e escola.
O frade se mostra muito animado com essa oportunidade: “Estou muito animado a esta nova experiência e sigo rezando inspirado por São Francisco para que esta experiência transforme as ‘amarguras’ do meu coração em doçura, mesma experiência tida por Francisco de Assis ao encontrar com o leproso”.
Quem também foi enviado para outra realidade missionária é Frei Luiz Felipe, que passará o ano de 2023 junto ao Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), na capital paulista, no território da Província da Imaculada Conceição do Brasil. O frade nos conta um pouco de como serão suas atividades: “o Sefras tem a missão de acolher, cuidar e defender os mais vulneráveis às margens de uma sociedade indiferente e desigual”. Ao acolher as pessoas, garante-se o acesso à comida, banho, necessidades básicas, além de promover oportunidades de trabalho e renda e atividades socioeducativas”.
Por fim, temos o Frei Igor Souza, que irá fazer sua experiência junto à Província São Francisco Solano, na Argentina. Esta experiência também será dividida em duas etapas, como o frade nos conta: “Nos meses de março a julho irei compor a fraternidade Casa de jovens Hermano Francisco, um local que acolhe jovens para períodos de retiros espirituais, uma proposta de imersão na vivência da espiritualidade franciscana”. De agosto a dezembro, Frei Igor comporá uma fraternidade no norte argentino, na cidade de Salta, onde os frades realizam trabalhos sociais e presença pastoral junto aos povos originários.
Frei Igor também se mostra bastante motivado com a oportunidade: “Para todo este período de Presença Franciscana, desejo que possa mergulhar na cultura e costumes dos nossos irmãos argentinos, bem como estreitar os laços fraternos, experimentando a dinamicidade que é nossa Ordem Franciscana”.
Frei Igor seguirá para a Argentina no início de março, os demais frades já se encontram nas respectivas realidades para as quais foram enviados.
Desejamos a esses nossos irmãos que o Ano de Presença Franciscana seja enriquecedor em suas vidas e que faça crescer o mesmo ardor evangélico que também motivou Francisco de Assis e seus companheiros.