A Rede de Acompanhamento à Comunidade Migrante, conformada por diversas instituições, vem realizando várias atividades no Bairro Bandeirinhas na Cidade Betim, com o intuito de criar espaços fraternos, educativos, de diálogo intercultural e de promoção humana.
O contexto atual da realidade migratória e de refúgio, representa um fenômeno social, econômico, político, ambiental, cada vez mais complexo por causa da injustiça estrutural do sistema mundial, esse contexto nos põe frente a questões que desafiam nossa maneira de compreender, de acolher e de nos aproximar às experiências das famílias que se deslocam, muitas vezes forçadas, escolhendo a migração como caminho para enfrentar as lutas e esperanças próprias desse êxodo.
Nesse sentido, a Rede de Acompanhamento à Comunidade Migrante, conformada por diversas instituições, vem realizando várias atividades no Bairro Bandeirinhas na Cidade Betim, com o intuito de criar espaços fraternos, educativos, de diálogo intercultural e de promoção humana. Concretamente nos dias 16 a 23 de junho de 2024, celebramos a 39ª Semana do Migrante e do Refugiado (Lei 14.678, de 2023), acontecimento que gerou uma ação conjunta entre Parceiros e amigos Voluntários.
Diversas atividades foram realizadas: Exposição da Cultura Venezuelana, junto à Comunidade Educativa da Escola José Salustiano Lara que celebrava a “Festa Junina”. No espaço escolar, o artista Venezuelano Wilman José López Chirino, fez a exposição de suas obras de arte “quadros de pintura em tela”; entre outras apresentações dos estudantes migrantes. Por outro lado, na casa das Irmãs, o CEFAD providenciou momentos terapêuticos com as práticas integrativas do programa “Bem Viver”; os Frades Franciscanos junto a Educafro Minas – Núcleo Foco no Futuro, dinamizaram atividades recreativas para as crianças, assim como outros espaços de diálogo e de partilha fraterna; a OIM ajudou na regulamentação de documentos em parceria com estudantes da PUC.
Concluímos agradecendo ao Espírito que nos lembra que somos membros de uma grande família humana, responsáveis pelo cuidado da casa comum, peregrinos neste caminhar. A nossos Irmãos Franciscanos pelo trabalho em conjunto, por organizar e impulsionar as ações transformadoras e a todos os parceiros que partilham o sonho de um novo modelo de sociedade.
Ir. Lady Giovanna Ávila Arias, CM