Assembleia Paroquial em Jequitinhonha

O encontro iniciou com a Santa Missa das 7h na Matriz São Miguel e Almas, presidida pelo pároco, Frei Eron Cerrato, com a presença do diácono Frei Héricles Lima.

No último domingo, 09 de fevereiro, a Paróquia São Miguel e Almas de Jequitinhonha, realizou sua Assembleia Paroquial de Pastoral, com o intuito de planejar a caminhada Evangelizadora de 2025, para isso, estiveram presente as coordenações das 14 comunidades urbanas e das 44 comunidades rurais, além de representantes das pastorais e movimentos.

O encontro iniciou com a Santa Missa das 7h na Matriz São Miguel e Almas, presidida pelo pároco, Frei Eron Cerrato, com a presença do diácono Frei Héricles Lima. Após a missa, os trabalhos iniciaram no Salão Paroquial, onde o coordenador da Assembleia, Hugo Lage, apresentou o relatório das atividades pastorais de 2024, e o Frei Héricles realizou a reflexão sobre os textos-base do encontro: “Igreja: casa em ruínas?”, sobre quando São Francisco de Assis, em 1205, teve uma visão diante do Crucifixo em São Damião, que lhe dizia: “Vai, Francisco, e reconstrói a minha Igreja em ruínas”. Essa igrejinha de São Damião não era muito longe do centro de Assis. Assim, obedecendo essa voz do alto, Francisco de Assis restaurou a pequena Porciúncula, que estava em ruínas num campo. Mais tarde se deu conta de que a restauração era mais abrangente, que a Igreja em ruínas era toda a Igreja universal, que muito vivia no luxo e na riqueza. Frei Héricles meditou também sobre um trecho da Carta de São Paulo aos Romanos, onde está presente o conceito do corpo eclesial.

A assembleia continuou com a divisão dos grupos de trabalho, que deveriam sugerir ações e projetos para a Evangelização 2025, dentre as prioridades encontradas pelo grupo, está a realização das Santas Missões Evangelizadoras, já programadas para o mês de julho.

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias