Viver uma vida simples e desprendida; Viver mais a fundo a caridade, a pobreza e a humildade que Francisco viveu; Ter coragem de dar a vida por Cristo e seu Evangelho; Gostar de viver em fraternidade; Promover a Justiça, Paz e Integridade da Criação.

O Frade Franciscano se consagra a Deus a serviço dos Irmãos, vivendo em fraternidade, em um espírito de oração e devoção, atuando numa grande variedade de atividades e campos de Missão.

Assumindo trabalhos humildes dentro de uma comunidade dedicando-se aos trabalhos manuais ou serviços domésticos;

Trabalham com os jovens, com os operários e com os pobres;
Dedicam-se à pastoral nas paróquias de pequenas ou grandes cidades ou em comunidades rurais e periféricas;

Ministram aulas em Faculdade e Colégios;

Atuam como missionários aqui no Brasil ou em algum país estrangeiro;

Dedicam-se ao Meio de Comunicação da Província;

Ajudam na formação dos jovens que desejam ser frades;

Atuam no serviço de animação vocacional;

Promovem a dignidade humana através dos projetos sociais: (Educafro, Reveja, Irradicação da Eliminação da Hanseníase, Irmão Sol, creches, asilos, etc.

ETAPAS FORMATIVAS

De repente, você se sente com dúvidas e inquietações: “acho que Deus me chama para ser um seguidor de São Francisco de Assis. Mas como saber se é isso mesmo que Deus quer de mim? Será que eu posso? Darei conta?”

A missão da Pastoral Vocacional Franciscana é coordenar e animar, e ao mesmo tempo oferecer a primeira chance para um contato mais direto conosco, através dos chamados encontros vocacionais.

Nos encontros vocacionais vocês será por um animador vocacional da Província Santa Cruz, que irá acompanha-lo da melhor maneira possível para que assim você possa discernir melhor sua vocação.  Participando de nosso acompanhamento Vocacional, o jovem vocacionado, participara do Encontrão Vocacional, que tem por objetivo o aprofundamento vocacional, em vista a uma tomada de decisão de viver a vida inspirada no ensinamento de São Francisco de Assis, comtemplando o Evangelho de Jesus Cristo.

Animador vocacional provincial

Frei Marco Antônio, ofm
[email protected]

Av. Gabriel Rezende Passos, 133 – Betim-MG

CEP 32603-246
Fone: (31) 3531-1165

Nesta etapa o jovem inicia seu caminho de formação sendo inserido numa vida de oração, estudo, convivência fraterna, lazer e trabalho. O Aspirantado está localizado na cidade Santos Dumont-MG e tem como finalidade dar continuidade ao discernimento vocacional do jovem e proporcionar-lhe a experiência de vida fraterna juntamente com os frades da fraternidade.

A etapa do Postulantado é realizada na cidade São João Del-Rei-MG, é o período durante o qual o candidato pede para abraçar nossa vida e entrar na Ordem dos Frades Menores. Nesta etapa de formação, o jovem é chamado a desenvolver uma espiritualidade franciscana, no crescimento humano e na disponibilidade para viver em fraternidade, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado.

A etapa do Noviciado está localizada na cidade de Montes Claros-MG, tendo como um tempo intenso de conhecimento da vida Franciscana, de vivencia em fraternidade, de estudo, oração e trabalho.

O Noviciado, é um tempo de vivencia dos valores fundamentais da vida religiosa franciscana. No fim do noviciado, o frade professa, pela primeira vez, a Regra dos Frades menores, consagrando-se por um período determinado de tempo, os votos de obediência, castidade e sem nada de próprio.

O tempo da Profissão temporária acontece na Cidade de Betim-MG, é o período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão; além do discernimento maior de sua vocação tanto presbiteral como laical. realizando o estudo de filosofia, teologia ou outro curso corresponde ao seu carisma e missão!

Nesta etapa, além de cursar a faculdade de Filosofia ou teologia, o neoprofesso na Ordem Franciscana também à ajudar nas paróquias, vida da província nos projetos sociais e assessorando grupos e assumindo diversas atividades.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

“O Preenchimento deste formulário implica na autorização expressa, inequívoca e informada para tratamento dos dados pessoais aqui solicitados pela Província Santa Cruz, que são necessários para fins de atendimento da sua solicitação, que ocorrerá de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018) e da Política de Privacidade da Organização, disponível mediante solicitação ou aqui. Caso não deseje fornecer estes dados, por favor, desconsidere este formulário.”