10º Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2025

10º Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2025

“Sementes de Paz e Esperança” é o tema da mensagem do Papa Leão XIV publicada por ocasião do 10º Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.

“Sementes de Paz e Esperança”

“Sementes de Paz e Esperança” é o tema da mensagem do Papa Leão XIV publicada por ocasião do 10º Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.
Este evento, instituído há 10 anos pelo Papa Francisco em conjunto com a publicação da encíclica Laudato Si’, inaugura o “Tempo da Criação”, ou seja, o período de 1º de setembro a 4 de outubro, Solenidade de São Francisco de Assis, no qual a Igreja ecumênica em todo o mundo se une para cuidar da nossa casa comum.

O Santo Padre retoma a imagem da semente, frequentemente usada por Jesus, que deve morrer para dar fruto: “A semente é entregue inteiramente à terra e ali, com a força explosiva do seu dom, a vida brota, mesmo nos lugares mais inesperados, com uma capacidade surpreendente de gerar o futuro”, escreve o Pontífice, enfatizando como nós, em Cristo, somos sementes de Paz e Esperança. E, ecoando as palavras do profeta Isaías, recorda como “um espírito do alto será derramado sobre nós; então o deserto se tornará um jardim, e o jardim será considerado uma floresta”.

O Tempo da Criação é, portanto, um momento para destacar o clamor da Criação — violada, explorada, saqueada, poluída — e responder com oração e ação concreta. Como o Papa Francisco já escreveu, o atual pontífice lembra, o conceito de ecologia integral conecta, infelizmente em um círculo vicioso, as atividades humanas e a Terra e, portanto, as pessoas que a habitam: “Em um mundo onde os mais vulneráveis ​​são os primeiros a sofrer os efeitos devastadores das mudanças climáticas, do desmatamento e da poluição, cuidar da criação torna-se uma questão de fé e humanidade”, escreve o Papa Leão, lembrando que, em Gênesis, é o próprio Deus quem convida a humanidade a cultivar e cuidar — isto é, “proteger, cuidar, preservar, conservar e zelar” — do jardim do mundo. 

Entre as iniciativas da Igreja, Leão XIV recorda o projeto Borgo Laudato Si’, que o Papa Francisco legou a Castel Gandolfo, como uma semente capaz de dar frutos de justiça e paz. Este projeto, que educa as pessoas em ecologia integral, pretende ser um exemplo de como viver, trabalhar e construir comunidade aplicando os princípios da Encíclica Laudato Si’.

Fonte: www.ofm.org

Leia o texto completo da mensagem em pdf:

Leia outras notícias