27ª Assembleia da UCLAF

27ª Assembleia da UCLAF

Nesta semana, está acontecendo a 27ª Assembleia Geral da União das Conferências Latino-Americanas Franciscanas (UCLAF). O seu início ocorreu no dia de ontem, 22 de janeiro de 2023, no histórico Convento São Francisco, na cidade de São Paulo.

Participam desta assembleia os Provinciais e Custódios das entidades que compõem a UCLAF. Fazem parte deste evento as Conferências Brasileira e Cone Sul, a Bolivariana e a Guadalupana. O Presidente da UCLAF é Frei José Alirio Urbina Rodríguez. O Ministro Provincial da Província Santa Cruz, Frei Hilton Farias de Souza, está participando deste encontro importante da Caminhada Franciscana na América Latina. Para além, terá a presença do Ministro Geral Frei Massimo Fusarelli (121º sucessor de São Francisco de Assis); do Vigário Geral, Frei Ignacio Ceja Jiménez, e do Definitório Geral para a América Latina: Frei César KülKamp e Frei Joaquín Echeverry Hincapié.

A 27ª Assembleia da UCLAF tem como tema norteador o caminho Sinodal: “Construindo o Caminho Sinodal como Frades Menores”.  Neste encontro se buscará fortalecer a escuta e o diálogo fraterno a partir das realidades e dos contextos atuais das entidades que compõem as Conferências; assumir os compromissos apontados pelo Capítulo Geral 2021, abraçando o futuro com uma viva esperança a partir do projeto de vida franciscana; assumir os trabalhos da Comissão de Tutela de Menores; colocar em prática o cuidado e o uso responsável e solidário dos bens da Igreja e da Ordem; fortalecer o acompanhamento e a animação fraterna dos frades das Entidades e das Conferências.

Hoje, 23 de janeiro, ocorreu o primeiro dia da Assembleia da UCLAF. O dia iniciou com a oração das Laudes e a Celebração Eucarística, que foi presidida Pelo Definidor Geral Frei César Külkamp. Posteriormente, o Presidente da UCLAF, Frei José Alirio Urbina Rodríguez; os Definidores Gerais para a América Latina, Frei César KülKamp e Frei Joaquín Echeverry Hincapié; e os presidentes das Conferências da UCLAF: Frei Fredy Gálvez Ángulo, presidente Conferência Franciscana do México, América Central, Panamá e Haiti; Frei Daniel Alejandro Fleitas, presidente da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul; e Frei José Alirio Urbina Rodríguez, residente da Conferência Franciscana Bolivariana realizaram a saudação de boas-vindas aos presentes. 

Ainda na parte da manhã , Frei Sandro Roberto da Costa, professor de História do Cristianismo no Instituto Teológico Franciscano, proferiu uma palestra sobre: “O processo de reflexão da UCLAF, rumo a um olhar que tenha em conta os desafios da Vida Religiosa na América Latina. E no período da tarde ocorreram os trabalhos em grupos por Conferências. Os trabalhos do dia se encerraram com a Oração das Vésperas.

Rezemos para que o Espírito Santo ilumine esta 27ª Assembleia da UCLAF e que seus objetivos sejam conquistados na animação das entidades franciscanas que se encontram na América Latina.

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias