O ser humano, enquanto parte da criação, tem por missão e responsabilidade zelar pelo planeta como patrimônio para esta e para as futuras gerações.
Frei Josimar da Cunha, OFM.
Aconteceu neste domingo 22/10 a 6a romaria da terra e das águas que teve como tema: “Terra e Água: bênçãos de Deus e nossa responsabilidade” e lema: “Cuidar das águas e da terra é proteger a vida e a diversidade!”. Essa romaria foi uma iniciativa da paróquia Nossa Senhora de Montes Claros juntamente com os Frades Franciscanos. O intuito é levar as pessoas a uma conscientização do cuidado para a casa comum.
Neste ano 2023, a romaria deu início aos pés do Rio do Cruzeiro que localiza na comunidade Mocambinho, com destino de chegada ao Noviciado São Benedito.
Ao longo do percurso houve quatro paradas para reflexões sobre o tema proposto. Na meditação ocorrida junto a nascente do Rio do Cruzeiro, Ir Mônica, das Filhas de Jesus, disse:” Nunca pense que você é um beija flor sozinho levando água pra apagar fogo e Deus quer a caixa d’água perfeita para distribuir água para os irmãos”. Com essas falas ela nos salientou que não devemos fazer nada sozinhos, mas é Deus quem nos conduz para cuidar das águas do nosso sertão montesclarense. A Terra é um dom de Deus, a terra é um dom da gente, antes de qualquer coisa a terra pertence a todos nós.
Na segunda parada, foi falado sobre o impacto da ocupação e uso consciente.
Na terceira parada foi falado sobre o assoreamento.
Na última parada para reflexão, próxima ao Noviciado, onde os romeiros realizaram o plantio de mudas, o Noviço frei Danilo Nunes, OFM, tendo por inspiração as Escrituras, a carta encíclica Laudato Si’ e o nosso Seráfico Pai, ressaltou sobre a perspectiva da ética ecológica em que o ser humano, enquanto parte da criação, tem por missão e responsabilidade zelar pelo planeta como patrimônio para esta e para as futuras gerações.
Com fervor e animação a romaria deu continuidade para o noviciado onde ocorreu a celebração Eucarística. No momento do ofertório foram oferecidos pelos presentes, sementes naturais, que ao final da celebração, juntamente com mudas de frutíferas e outras variedades foram partilhadas.
Encerrou-se a romaria com um delicioso almoço.