Papa da fraternidade, que buscou em Francisco de Assis a inspiração para seu pontificado, explicitou o “essencial duma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas”.
Belo Horizonte/MG, 21 de abril de 2025
“Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa, a morte corporal
Bem-aventurados os que ela encontrar na tua santíssima vontade”
São Francisco de Assis, Cântico do Irmão Sol
Os Frades Menores da Província Santa Cruz, consternados com a notícia do falecimento de Sua Santidade, Papa Francisco, manifestam seu pesar pela perda de referência tão importante para a Igreja e para o mundo e, ao mesmo tempo, acalentam-se, ante a Páscoa do Pontífice, pois, para aquele que crê, “a vida não é tirada, mas transformada, e, desfeita esta morada terrestre, nos é dada uma habitação no céu”.
Ao longo desses doze anos como Supremo Pastor da Igreja, Papa Francisco indicou a luz da fé como o grande dom de Jesus Cristo às pessoas, qual substrato da conversão ecológica, fraterna e eclesial.
Papa da misericórdia, empreendeu ampla reforma em diversos setores da vida da Igreja. Priorizou a alegria do Evangelho, decantando-a no acolhimento de cada pessoa humana em Cristo redimida. Deu respostas adequadas para questões hodiernas que afligiam a Igreja. Além disso, instigou e valorizou a cooperação dos leigos, sobretudo das mulheres.
Papa da esperança, foi ao encontro de diferentes lideranças mundiais, sensibilizando-as, à luz do Evangelho, acerca do cuidado com os mais pobres, os migrantes, os povos originários, a “casa comum” e a promoção da paz num mundo lacerado por “guerras em pedaços”.
Papa da fraternidade, que buscou em Francisco de Assis a inspiração para seu pontificado, explicitou o “essencial duma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas”. Com a sensibilidade de quem muito ama, não poucas vezes emocionou-se até as lágrimas ou sorriu largamente, escancarando seu coração de pastor que caminha junto com o santo povo de Deus.
Que o Senhor Ressuscitado o receba, Papa Francisco, na Paz e no Bem que são reservados àqueles que guardaram a fé apostólica e exemplarmente cumpriram sua vocação e sua missão de fiéis seguidores de Jesus Cristo.
Paz e Bem!
Frei Vicente Paulo do Nascimento, OFM (Ministro Provincial da Província Santa Cruz)
