Curso Justiça, Paz e Integridade da Criação 2025

Curso Justiça, Paz e Integridade da Criação 2025

O objetivo desta atividade é fornecer aos animadores da JPIC da OFM e da Família Franciscana diferentes perspectivas de estudo, análise e reflexão sobre temas relacionados à justiça, à paz e ao cuidado da casa comum.

Frei Carlos Alexandre da Silva Lima, ofm

Aconteceu de 26 a 31 de maio de 2025, em Roma, na Pontifícia Universidade Antonianum, o Curso Internacional de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), com o tema: “O Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, o cuidado do que é fraco e de uma ecologia integral”. Animadores do JPIC, provenientes de diversas partes do mundo, vieram para formar-se e partilhar suas experiências. O Cântico das Criaturas foi estudado a partir de diferentes vertentes: bíblica, filosófica, teológica e pastoral.

Dois momentos foram especialmente importantes para a vivência dos animadores: a ida a Assis, com a celebração eucarística no espaço anexo ao Convento São Damião e no jardim onde São Francisco compôs a última estrofe do Cântico; o almoço fraterno em Santa Maria dos Anjos; e a visita à Basílica, com um momento orante na Igrejinha da Porciúncula.

Outro momento importante foi a entrega do Prêmio para personalidades comprometidas com a Ecologia Integral, em comemoração aos 800 anos do Cântico das Criaturas, no auditório do Antonianum, na tarde do dia 30 de maio. Pelas mãos do Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, foram conferidos os prêmios aos indicados:

Sua Santidade Bartolomeu I (Patriarca Ecumênico)

Leonardo Boff (Teólogo e Escritor)

REPAM (Rede Eclesial Pan-Amazônica)

Movimento Laudato Si’

Memória póstuma — Papa Francisco

Representando a Província Santa Cruz, esteve presente o animador do JPIC, Frei Carlos Alexandre da Silva Lima, ofm.

Leia outras notícias