Encontro Internacional de Frades Artistas da Ordem dos Frades Menores
Frei Francisco Alexandre, OFM[1]
Estiveram reunidos em Roma, na Cúria Geral OFM, 14 frades de diversas nacionalidades e entidades da Ordem, de 3 a 8 de novembro, para o primeiro Encontro de Frades Artistas da Ordem. Este encontro foi coordenado por Frei Francisco Gómez Vargas, responsável pelo Secretariado de Evangelização e Missão.
No primeiro dia, tivemos a apresentação dos trabalhos artísticos dos participantes. Foi um momento rico de partilha e de conhecimento das diversas artes desenvolvidas pelos frades.
Em um segundo momento, Frei Antonino Clemenza apresentou a temática do Cântico das Criaturas, enfatizando a beleza da criação, experimentada e contemplada por Francisco de Assis. Dessa experiência nasceram a poesia e a própria vivência da fraternidade. Já o Ministro Geral, Frei Massimo Fusarelli, destacou a importância do trabalho manual, tão valorizado por São Francisco, bem como a beleza da criação, chamando os artistas a colaborarem na conservação e na promoção dessa beleza. Frei Alessandro Brustenghi, da Província de Assis, partilhou um pouco de sua experiência como frade tenor.
Nesse sentido, também organizamos os próximos passos a serem dados, com o objetivo de estruturar a atividade dos frades artistas junto à Ordem e às respectivas realidades provinciais.
Na sexta-feira, fomos a Assis, onde tivemos a oportunidade de rezar em Santa Maria dos Anjos e celebrar a Eucaristia em São Damião, lugar onde Francisco compôs parte do Cântico das Criaturas.
O encontro terminou com a Eucaristia do sábado pela manhã, presidida por Frei Massimo Fusarelli. Ele concluiu o encontro ressaltando o aspecto relacional do ser frade artista, exortando-nos a sermos artífices do encontro que conduz à beleza de Deus.
“O artista, um homem inspirado, é chamado a tornar visível a beleza de Deus no cotidiano”.
[1] Frei Francisco Alexandre Viana: artista plástico. Trabalha com cerâmica, madeira e desenho. Ultimamente tem se dedicado a iconografia.













