A exposição permanece aberta à visitação até 31 de janeiro de 2026.
No dia 19 de dezembro, o Centro de Memória da Hanseníase Luiz Verganin, na Colônia Santa Isabel, em Betim (MG), realizou o lançamento da Exposição Frei Chico van der Poel. A trajetória do frade menor na Colônia Santa Isabel e em Araçuaí.
A exposição foi concebida de forma coletiva. O trabalho, organizado pelo Secretário de Cultura, Thiago Pereira da Silva Flores, contou com a participação de diversos curadores como: Fátima Sampaio, Centro Franciscano de Defesa de Direitos, André Luiz de Jesus Bueno, Cordovil Neves de Souza, Antônio Gomes Vilarinho e Hélio Dutra.
Essas contribuições foram fundamentais para transformar experiências pessoais em uma memória viva, preservada com sensibilidade, respeito e profundo valor histórico e cultural.
A abertura do evento aconteceu com a Celebração do Lucernário, conduzida pelos frades Ademilson Salvino dos Santos, OFM, e Carlos Alexandre da Silva Lima, OFM.
Amigos, moradores e convidados deram voz à história de Frei Chico, o frade holandês que atravessou o oceano e escolheu ser brasileiro e mineiro, na cultura do encontro com o povo simples e humilde.
A exposição permanece aberta à visitação até 31 de janeiro de 2026.
Mais do que uma exposição, o evento representa um convite à população para reconhecer, valorizar e manter viva a memória de personagens e vivências que ajudaram a construir a identidade local.



















