Entre os dias 28 e 30 de março, os noviços da Província Santa Cruz fizeram uma formação a respeito da realidade brasileira e as implicações desse contexto para a evangelização franciscana.
O minicurso visa situar os jovens frades no panorama da geopolítica mundial, o contexto brasileiro e eclesial e, a partir daí, apresentar as linhas fundamentais do carisma de Francisco e Clara de Assis.
A formação foi assessorada por Frei Oton Júnior, ofm, que apresentou aos noviços as principais questões relacionadas à geopolítica mundial, com destaque à configuração do capitalismo financeiro, os conflitos entre países, – muitas vezes ignorados pela grande mídia – e suas consequências no deslocamento de centenas de milhares de pessoas mundo afora.
Do contexto brasileiro, destacaram-se sobretudo o período pós-pandemia, o resultado das eleições de 2022, e as graves questões relacionadas à desigualdade socioambiental.
Outro aceno foi dado às questões eclesiais, como os dez anos do Pontificado do Papa Francisco, suas principais linhas de evangelização, mas também a forte oposição que vem sofrendo. As questões relacionadas à Vida Religiosa Consagrada também foram contempladas, sobretudo o desafio de um neoconservadorismo no interno das congregações, a carência de vocações, as demandas das áreas missionárias.
Num outro momento, os noviços refletiram sobre a evangelização franciscana, tanto em nível de Ordem Franciscana quanto da Província Santa Cruz. Num contexto mais amplo, o referencial teórico foi o documento “O Reino de Deus está Próximo”, da Secretariado Geral para as missões e a evangelização (2020), que traz elementos centrais da espiritualidade franciscana, em diálogo com o mundo atual. Da parte da Província, foi tomado o capítulo terceiro das Diretrizes da Ação Evangelizadora, que apresenta as diferentes frentes de trabalho dos frades em Minas Gerais.
Na avaliação do curso, os frades noviços disseram que informações assim os ajudarão na construção do Projeto de Vida, que deverá ser formulado na etapa do noviciado.
O curso sobre a realidade brasileira visa dar aos jovens frades um panorama da evangelização franciscana, a qual almeja estar em sintonia com os homens e mulheres de nosso tempo, no hoje de nossa história, na fidelidade ao carisma franciscano.