21 de setembro, dia de expressão do cuidado com a Casa Comum.
Frei Igor de Sousa, ofm
Com origem histórica em 10 de abril de 1872, no estado de Kebraska – EUA, Julius Sterling Morton, um político e jornalista teve a iniciativa de plantar uma enorme quantidade de árvores. Sua ação ficou conhecida com o “Day Arbor” (Dia da Árvore), um ato ecológico de conscientização e preservação das várias espécies de árvores nativas.
O desmatamento, a extinção de árvores e animais que ocasionam problemas ambientais, crescem ao longo dos anos; em contra partida, cresce as iniciativas de proteção do meio ambiente e cuidado da natureza.
Mundialmente o Dia da Árvore é comemorado com a chegada da primavera, portanto, as nações adequam a data, de acordo com as características climáticas. Por exemplo, na Alemanha, se comemora em 25 de abril, Polônia, em 10 de outubro. No Brasil, o decreto de número 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, estabeleceu que o termo Dia da Árvore deveria ser substituído pela Festa Anual das Árvores, tendo em conta a riqueza de características climáticas que nosso país possui, que pode dificultar o plantio de espécies de árvores nativas de cada estado brasileiro.
É importante recordar que, para nós franciscanos, a natureza faz parte de nossa espiritualidade, O meio ambiente é criação de Deus. nosso Pai Seráfico, observava a natureza e entoava louvores a Deus. Francisco se encontrava com a manifestação de Deus criador. Na atualidade, o Papa Francisco, se dedica a propagar o cuidado e atenção com a “Casa Comum”. Em 2015, publica a Encíclica Laudato Sí, com uma proposta de uma ecologia integral.
Seja na espiritualidade cristã e ou franciscana, seja em outras formas de expressão do cuidado com meio ambiente, o Dia da Árvore tem como objetivo a conscientização e principalmente a recuperação das biodiversidades. A proposta deste dia é clara: replantar e cuidar das árvores! O Papa Francisco, em um vídeo publicado em maio de 2021, falando sobre o cuidado da Casa Comum, nos exorta:
“Há esperança. Todos podemos colaborar, cada um com a própria cultura e experiência, cada um com as próprias iniciativas e capacidades, para que a nossa mãe Terra retorne à sua beleza original e a criação volte a brilhar novamente segundo o plano de Deus.”
Que esta data celebrativa, que marca o inicio da primavera no hemisfério sul, nos inspire a abrir os olhos as belezas das flores, mas, que também nos mobilize com iniciativas criativas de cuidado com a criação.
Iniciativas para o Dia da Árvore
- Plantar uma árvore;
- Criar um jardim, ou revitalizar algum que não esteja bem cuidado;
- Conhecer um parque ou jardim botânico em sua cidade;
- Ajudar a promover a preservação da natureza, nossa Casa Comum.
Referências
PAPA em apelo ao meio ambiente: Deus deu um jardim, não deixemos um deserto aos filhos. Vatican News, 2021. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-05/papa-francisco-mensagem-video-plataforma-de-acao-laudato-si-21.html. Acesso em: 16 set. 2023.
MAGALHÃES, Lana. Dia da Árvore: 21 de setembro. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dia-da-arvore/. Acesso em: 16 set. 2023