O objetivo do encontro é a valorização dos profissionais das unidades de atendimento às crianças e adolescentes ligados à Província Santa Cruz.
Na tarde de sábado, 23 de setembro, as educadoras e educadores da Associação Irmão Sol, das creches CESFRAN e CESCLAR e do CEFAE tiveram um momento de formação e convivência no Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, MG.
O objetivo do encontro é a valorização dos profissionais das unidades de atendimento às crianças e adolescentes ligados à Província Santa Cruz.
O encontro foi organizado pelo Grupo de Voluntárias do CSA e contou com a colaboração do Grupo de Estudantes Voluntários (GEV) e a infraestrutura da Pastoral do Colégio Santo Antônio.
Esta é a terceira vez que o evento acontece. Os dois anteriores aconteceram antes da Pandemia. Para que os educadores do Irmão Sol pudessem ser liberados para o momento de formação, as Voluntárias e o GEV cuidaram das crianças e adolescentes, organizando diversas atividades lúdicas e esportivas.
As palestras oferecidas aos educadores foram:
A delicadeza do cuidado: afetividade na relação com as crianças e adolescentes, Anna Cláudia Eutrópio (psicóloga).
800 anos do Presépio: Francisco de Assis e a reverência pelo Deus-Criança, Frei Oton Júnior (Diretor Pastoral do CSA)
Necessidades emocionais: caminhos para cuidar da infância – Flávia Barros Fialho (Psicóloga do CSA).
Eventos desse tipo reafirmam a necessidade de cuidar, formar devidamente as pessoas que estão na linha de frente na educação das crianças e adolescentes. Se quisermos novas relações educativas, devemos sempre cuidar de quem cuida!