Na manhã do primeiro dia, dedicada a uma visão da realidade eclesial da Amazônia, foi realizada uma “roda de conversas”, com a assessoria de Pe. Luís Pinto Azevedo, padre do clero diocesano de Santarém e ex-frade franciscano.
Primeiro dia
Às 7h do dia 29 de abril de 2024, na Capela do Convento São Francisco, em Santarém, com a oração da manhã e a celebração da Eucaristia, deu-se início à primeira “Experiência Amazônia”. Nove frades jovens de algumas entidades da Conferência do Brasil e Cone Sul, acompanhados por Frei Fernando Ferrario, da Província San Francisco Solano, da Argentina, animador do SERFE (Secretariado de Formação e Estudos da Conferência) e uma equipe de frades da Custódia São Benedito da Amazônia: Frei Vagner Ferreira Sena, Frei Rômulo Canto, Frei Fábio Vasconcelos e Frei Sebastian Robledo, este último, missionário entre os Munduruku do Alto Tapajós, da Província da Assunção de Nossa Senhora, da Argentina. Frei Sebastian acompanhará o grupo a partir do dia 09 de maio, subindo de Itaituba para a Missão São Francisco do Rio Cururu.
Na manhã deste primeiro dia, dedicada a uma visão da realidade eclesial da Amazônia, foi realizada uma “roda de conversas”, com a assessoria de Pe. Luís Pinto Azevedo, padre do clero diocesano de Santarém e ex-frade franciscano. Padre Luís é mestre em Teologia Pastoral pela Universidade de Lovaina, Bélgica, tem 80 anos e uma longa experiência pastoral na região amazônica. Ele apresentou uma reflexão sobre os principais traços da Igreja na Amazônia, desde os inícios da presença da Igreja na região até os encontros de Santarém (1972 até 2022). Depois houve o momento para as perguntas, com a interação dos participantes. Esta conversa teve a participação também do Sr. Renan Rocha, da Pastoral dos Pescadores e membro da REPAM, Frei Vagner Ferreira, Frei Edilson Rocha, Frei Rômulo Canto e Frei Fábio Vasconcelos.
Na parte da tarde, o grupo reuniu para um momento de partilha fraterna, com a mediação de Frei Fernando Ferrario. O dia foi concluído com um momento de descontração e recreio fraterno com os frades da fraternidade local.
Quem está participando da primeira Experiência Amazônia”? As entidades demoraram um pouco para iniciar as indicações de candidatos para esta primeira edição da experiência Amazônia… Mas, felizmente, algumas entidades acreditaram e escolheram alguns frades jovens para participar. São eles: Frei Suelton Costa de Oliveira, da Custódia do Sagrado Coração de Jesus, de São Paulo; Frei João Paulo Nascimento, da Província do Santíssimo Nome de Jesus, de Goiás/Tocantins/DF; Frei Márcio Joel Birck, da Província São Francisco de Assis, do Rio Grande do Sul; Frei Jhonatan de Jesus Luiz, da Província de Santa Cruz, Minas Gerais; Frei Cleiton da Silva Araújo e Frei Antônio Clécio do Nascimento da Província Nossa Senhora da Assunção, do Maranhão/Piauí; Frei Luiz Alberto Nahuelanca Muñoz, da Província da Santíssima Trindade, do Chile; Frei Elbio Rolando Cruz, da Província São Francisco Solano, da Argentina; Frei Gabriel Gómez Talavera, da Província Nossa Senhora da Assunção do Rio da Prata, Paraguay/Argentina. Frei Fernando Ferrario, da Província São Francisco Solano veio na qualidade de animador do SERFE, e só vai acompanhar a Experiência na primeira etapa (até dia 08 de maio).
Fonte: Experiência Amazônia – Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia (franciscanosamazonia.org.br)