Em mensagem enviada aos participantes, o Ministro Geral da OFM, Fr. Massimo Fusarelli, pediu à Família Franciscana que unisse forças para que ninguém se sinta sozinho no seu trabalho, mas sim parte de uma irmandade.
Frei Fábio L´Amour Ferreira, ofm
De 9 a 12 de maio de 2024, aconteceu em Marrakech (Marrocos), o Congresso Internacional da Rede Franciscana pelo Mediterrâneo, com o tema “Migração”.
Estiveram presentes cerca de 30 participantes, oriundos da Espanha, Itália, Turquia, França, Marrocos e Grécia.
O encontro começou com a Eucaristia presidida pelo Ir. Daniel Rodríguez Blanco, OFM, Diretor do Escritório Geral da JPIC, que convidou os presentes a terem a audácia de construir uma rede franciscana no Mediterrâneo para ser uma gota de fraternidade nesse imenso mar.
O objetivo do evento foi resumido no desejo de nos conhecermos, trocarmos experiências de trabalho e criarmos uma estrutura capaz de articular uma resposta para o Mediterrâneo baseada no carisma.
No dia do encerramento, o Cardeal Cristóbal López Romero, SDB, bispo de Rabat, esteve presente e apresentou com muita clareza a identidade e a missão da Igreja em Marrocos, “sociológica e teologicamente migrante”, porque a maioria dos trinta mil católicos em Marrocos são migrantes de pelo menos 100 nacionalidades. Para ele, a migração não é um problema nem uma desgraça, mas em muitos lugares os migrantes não são bem-vindos porque são pobres. E concluiu defendendo que o diálogo é o centro da missão.
Frei Fábio L´Amour Ferreira, frade da Província Santa Cruz, missionário no Marrocos e membro do Comitê de Coordenação da Rede Franciscana do Mediterrâneo.