Encontro da JPIC-JCoR discute Justiça, Paz e Integridade da Criação

Encontro da JPIC-JCoR discute Justiça, Paz e Integridade da Criação

O grupo reafirmou o seu compromisso em promover ações/projetos em rede que contribuam para a construção de um mundo integralmente equitativo, em uma assertiva consonância com os valores cristãos e, consequentemente, com a missão/evangelização da Igreja.

O fruto da Justiça é a Paz (Iz 32,17)

Frei Gustavo Junior Andrade dos Reis, ofm

O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum (Laudato Si, n. 13)

Nos dias 23-25 de agosto de 2024, em Brasília-DF, na Casa de Retiros dos Estimativos (SGAS 905, Asa Sul) ocorreu o segundo encontro JCoR-JPIC. O JCorR é uma organização de 23 ONG´s credenciadas para representar coletivamente mais de 200 congregações de mulheres e homens religiosos católicos romanos na sede das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Durante séculos, as congregações de religiosos serviram aqueles que se tornaram pobres, vulneráveis, oprimidos e marginalizados pelos sistemas globais existentes.

Frei Gustavo Junior Andrade dos Reis, OFM, participou desse evento pela segunda vez, representando o Centro Franciscano de Defesa dos Direitos (CEFAD) e a CRB Minas.

O encontro de formação e partilha de projetos começou com almoço às 12h. A Irmã Valmí Bohn, IDP, assessora do Setor Missão da CRB e o Padre José Boeing, SVD (membros da coordenação nacional JCoR-JPIC) fizeram uma breve recordação do encontro anterior (ocorrido no segundo semestre de 2023, em Brasília), destacando que o encontro seria um momento essencial para o pensamento crítico e as necessidades práticas sobre as realidades que afetam diretamente os mais vulneráveis e a Vida Religiosa Consagrada, lembrando brevemente a trajetória histórica da Vida Religiosa Consagrada nas causas sociais e enfatizaram o compromisso da CRB em fortalecer e reorganizar essas ações por meio da Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC).

Este evento também marcou um passo importante, que já havia sido abordado no último encontro, unindo no mesmo guarda-chuva os projetos Justice Coalition of Religious (JCoR)2 e JPIC, reafirmando o compromisso do trabalho em rede e de ações concretas nas regionais da CRB e nas congregações.

O encontro foi assessorado pela professora da Universidade Federal de Roraima, Dra. Márcia Maria de Oliveira – doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia. Nos dois primeiros dias de encontro, ela conduziu os participantes através do método “ver, julgar e agir” – “as três mediações oferecem uma via epistêmica abrangente da teologia como sabedoria dialética derivando uma reflexão espiritual, sobretudo fundamentada na palavra de Deus. […] realiza-se o aggiornarmento tanto da eclesiologia como do fazer eclesial compreendido como teologia prática” [1]–, partilha das diversas realidades trazidas pelos participantes e promovendo uma análise crítica das realidades sociais, reflexões sobre o papel da Vida Religiosa Consagrada dos movimentos eclesiais e da sociedade civil na formulação de estratégias para enfrentar os desafios mais variados (estratégicos, políticos, econômicos, sociais, eclesiais etc.) por meio de ações coletivas e em rede.

No terceiro dia, a coordenação apresentou a necessidade de mobilizações regionais, transitando de uma auto-formação (ações práticas locais), indo para mobilização (ações, formação e comunicação regional, nacional e internacional – redes de articulação e Advocacy – incidência política). O encontro foi constituído por reflexões, debates, celebrações litúrgicas e momentos de confraternização que fortaleceram os laços comunitários.

Ao final, os grupos de trabalho revisitaram e complementaram elementos julgados necessários para aprimorar as estratégias/projetos JCoR-JPIC com a intenção de fortalecer iniciativas locais, regionais e em âmbito nacional – coalização intercongregacional e interinstitucional, promovendo a justiça, a paz e a integridade da criação em diversas comunidades do Brasil. Assim, junto ao Setor Missão da CRB Nacional, o grupo reafirmou o seu compromisso em promover ações/projetos em rede que contribuam para a construção de um mundo integralmente equitativo, em uma assertiva consonância com os valores cristãos e, consequentemente, com a missão/evangelização da Igreja.

[1]LUSTOSA LOPES, A. de L.; PERTILE, C. A. O método ver-julgar-agir: genealogia e sua relação com a teologia da libertação. Razão e Fé, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 33-43, 2021. Disponível em: https://revistas.ucpel.edu.br/rrf/article/view/2897. Acesso em: 25 ago. 2024.

Conheça mais sobre o JCoR https://jcor2030.org.

Leia outras notícias