Com as suas visões, Ezequiel ajudava o povo a superar as dificuldades e alimentava a esperança do retorno à terra prometida.
Frei Jacir de Freitas Faria [1]
Há vários modos de classificar um profeta na Bíblia: profeta, o termo mais usado, vidente, visionário e homem de Deus. Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, é considerado um profeta visionário. Ele era casado. Sua esposa faleceu no cativeiro da Babilônia (atual Iraque). Ali, Ezequiel viveu junto do rio Cobar (Ez 1,1), próximo à cidade de Nipur, entre os rios Tigre e Eufrates (Ez 3,23). Ele recebeu o chamado para ser profeta, em 592 a.E.C., junto ao rio Cobar.
O exílio na Babilônia (597 a 536 a.E.C.) foi um dos períodos mais difíceis para o povo judeu. Foram quatro deportações do Reino de Judá para a Babilônia. Ezequiel, ainda que estivesse exilado, alimentava a esperança de poder voltar para a sua pátria. Entretanto, percebeu que isso não era mais possível, pois Jerusalém havia sido arrasada pelo rei Babilônia, Nabucodonor.
Ezequiel tem visões apocalípticas, isto é, fora do comum, como a da glória de Deus (Ez 1,1-28) e a dos ossos secos (Ez 37). Da profecia de Ezequiel nasceu, séculos depois, o movimento apocalíptico, presente nos livros do Apocalipse e evangelho de João.
Na visão dos ossos ressequidos (Ez 37), o osso seco significa a vida sem gordura, isto é, sem Deus. O fato de ossos de corpos voltarem a existir é sinal de esperança de um recomeço. Ossos se aproximando simbolizam a união das tribos na volta do exílio da Babilônia. Levar o sopro de vida aos ossos é sinal de esperança, um novo Gênesis. Deus vai recriar o ser humano, vai dar-lhe um coração novo (Ez 36).
A fé, a certeza de Ezequiel, é a de que Deus está conosco. Tudo vai mudar! Nunca devemos perder a esperança! Os ossos secos em cima da terra são sinal de maldição total. Para Ezequiel, profetizar é colocar a vida onde ela não existe mais.
Com as suas visões, Ezequiel ajudava o povo a superar as dificuldades e alimentava a esperança do retorno à terra prometida. Deus vai agir depondo as autoridades e ocupando Seu lugar. Um novo Davi assumirá a Sua representação na terra (34; 45,8). Deus vai tirar o seu povo do exílio babilônico, vai conduzi-lo de volta à terra da promessa, purificá-lo de todas as impurezas e idolatria. Seu coração de pedra será arrancado. Um coração novo, de carne, lhe será dado (Ez 36). De volta para a terra dos pais, os exilados novamente voltarão a ser o seu povo, e Ele, seu Deus.
Alguns visionários foram chamados de falsos profetas, pelo fato de suas “visões” serem movidas por interesses (Mq 3,5-7). Por outro lado, os profetas visionários, por causa de suas denúncias corajosas, eram considerados referências importantes para o povo poder manter-se no caminho de Deus. É o caso de Ezequiel, o profeta da esperança.
Aula 1. Ezequiel; o profeta das visões e da Esperança https://www.youtube.com/watch?v=JpvXV9B854c&t=15s
Aula II. As visões do carro de fogo, dos animais, do livro. A mulher e o castigo de Deus em Ezequiel https://www.youtube.com/watch?v=d1Hw4D2dViE&t=80s
Para compreender a vocação de Ezequiel, seu contexto, sua história e profecia, assista aos dois vídeos que seguem. Paz e bem!
Referências
FARIA, Jacir de Freitas. Profetas e profetisas na Bíblia: história e teologia profética na denúncia, solução, esperança, perdão e nova aliança. 4a. Reimpressão. São Paulo: Paulinas, 2024.
FARIA, Jacir de Freitas. In: MOREIRA, G. L. (Org.). Ezequiel: visões e profetismo! Valeu a pena profetizar? Livro de Ezequiel: reconstruir, sim, mas como? 1ª ed. Belo Horizonte (MG): Gráfica Quatro irmãos, 2024, p. 22-28.
[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de doze livros e coautor de quinze. Canal no Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ