Nos dias 16 e 17 de setembro, por ocasião da Festa dos Estigmas de São Francisco, Fr. Massimo Fusarelli, Ministro Geral , participou das celebrações organizadas pelos frades do Santuário Franciscano de La Verna, onde o Pobre de Assis foi estigmatizado em 1224.
Nos dias 16 e 17 de setembro, por ocasião da Festa dos Estigmas de São Francisco, Fr. Massimo Fusarelli, Ministro Geral , participou das celebrações organizadas pelos frades do Santuário Franciscano de La Verna, onde o Pobre de Assis foi estigmatizado em 1224.
Um ano que marca as vésperas dos 800 anos dos Estigmas, cujas celebrações terão início oficialmente no dia 5 de janeiro de 2024.
No final da tarde de sábado, 16 de setembro, as celebrações litúrgicas foram oficialmente abertas na Basílica do santuário com as Primeiras Vésperas da solenidade. Na Igreja Paroquial de Chiusi della Verna a vigília começou com uma catequese do Bispo de Fiesole, Dom Manetti, seguida da peregrinação a La Verna, com jovens franciscanos de toda a Itália, freiras e frades franciscanos, autoridades civis, peregrinos e leigos. Ao chegar a La Beccia, depois de acesas as luzes do santuário, Fr. Massimo rezou por todas as pessoas que sofrem com a guerra ou com desastres naturais, pedindo que a luz se acendesse também para eles no meio da escuridão do sofrimento, especialmente para a juventude da Síria.
A procissão prosseguiu até ao santuário, onde às 23 horas foi celebrada a Missa solene, presidida pelo Ir. Massimo. Durante a homilia recordou-nos o caminho que Francisco percorreu nos passos de Cristo crucificado , com toda a riqueza da sua humanidade. “Agora Francisco responde ao apelo a seguir Cristo crucificado, deixando-se conformar plenamente com a sua morte e ressurreição. Seu batismo acontece e marca seu espírito e sua própria carne, no sinal do fogo. Ele agora está assimilado a Cristo, um só corpo e um só espírito com Ele. Ele pode dizer como Paulo: Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim!”. O rito contou com a presença, entre outros, dos jovens envolvidos na “Noite dos Estigmas”, que continuou durante toda a noite com momentos de oração, adoração eucarística e confissões, organizados por Fr. Alessandro Martelli e os frades da pastoral juvenil. dos Frades Menores Toscanos.
No domingo, 17 de setembro, dia da solenidade, na celebração eucarística por ele presidida, o Irmão Massimo destacou a importância de estar em comunhão com Jesus , segundo a experiência de Francisco. “Hoje ainda olhamos com espanto e amor para as chagas de Cristo impressas no seu servo Francisco – disse o Ministro Geral – e sabemos que o nosso próprio batismo nos impele a este encontro e a esta profunda transformação Nele. Subir a La Verna sempre pede aceitarmos que, como crentes, permanecemos no caminho, envolvidos numa aventura, a da fé, que não nos deixa calmos e residentes naquilo que já sabemos repetir. […] Encontrar, ver, ser transformado em Cristo acontece na fé. Pedimos que este dom seja reavivado em nós para mostrarmos com nossas vidas a Boa Nova do amor transformador de Cristo por este nosso momento difícil e abençoado”.
“A celebração dos Estigmas este ano faz parte de um caminho mais amplo – disse Fr. Livio Crisci, Ministro Provincial da Província São Francisco Estigmatizado – que é o dos Centenários Franciscanos, que começou em 2023 e continuará até 2026, quando recordamos os 800 anos da morte do nosso pai São Francisco. A atualidade da mensagem franciscana e o seu frescor evangélico exortam-nos, como frades, com toda a família franciscana, a ter mais empenho e vigor, para dar razão a uma vocação que continua a impelir e a chamar jovens e adultos a uma vida plena, bela, edificante como aquela vivida depois de Cristo através do carisma franciscano”.
Fonte: https://ofm.org