A vida idosa na Bíblia

A Bíblia chama a atenção que ao idoso, todos nós temos o desafio de agir com justiça

Frei Jacir de Freitas Faria [1]

A Bíblia apresenta o perfil do idoso de modo realista e esperançoso. A vida, como ela é, nos reserva mudanças contínuas. No jogo da vida não há quem escape de suas fases. Nascemos, crescemos e envelhecemos. O nascimento é já uma morte, um envelhecimento. Morre-se para o útero da mãe, renasce para a vida. O útero torna-se um passado. Já envelhecemos. A vida passa, as células se devolvem e começa a morrer. Uns nem chega à velhice. São tragados pela morte prematura. Assim é a vida. Pura realidade! Mas há também a esperança. A vida nos ensina que é preciso ter esperança. Sem paixão, não há quem saiba viver. O idoso que soube bem viver, será feliz! Assim a Bíblia nos recorda os idosos justos e sábios. Eles encontraram a felicidade e permanecerão eternos nos seus ficam até encontrarem também a inevitável vida idosa.

A Bíblia chama a atenção que ao idoso, todos nós temos o desafio de agir com justiça. Eles se tornam os pobres, os indefesos que merecem o nosso cuidado material e espiritual. Noites de sono mal dormidas não são nada, se recordamos as noites que eles também passaram em claro para garantir a nossa vida. Quando éramos pequenos, eles não nos abandonaram. Por que teremos de abandoná-los agora? Infeliz de que agir assim! Ele não cumprirá o sagrado mandamento: “Honre seu pai e sua mãe”. Infeliz da sociedade que não cuidar de seus idosos com justiça! E como dá dó ver um idoso cantando latinha para sobreviver. Corta-nos o coração. Deus não quer isso. Até quando isso continuará sendo realidade em nosso país?

A vida de um idoso para um inverno sem perspectivas de primavera. Pode parecer trágica a afirmação, no entanto, essa é uma realidade que pode mudar. Por isso, para que o inverno da vida idosa seja vivido com intensidade, urge saber viver as primaveras que lhe antecedem. Mesmo que uma que uma nova primavera não venha, pois, as etapas da vida já se passaram, o idoso será feliz se souber aceitar os seus limites. Limites que um sábio idoso saberá compreender como vida. Ele compreenderá que nem tudo na sua vida foi vaidade. Foi um caminho para Deus. A marcha da sua vida foi bem-aventurada. E a volta ao pó da terra, de onde ele veio, será um eterno repouso, onde tempo repousa na eternidade do tempo, no sopro da vida em Deus. Vida eterna que não tem volta, porque já partiu para não mais voltar, porque soube partir com sabedoria. Isso é ressurreição. Feliz de quem a encontra, porque nela creu e viveu como se ela já existisse. Isso é sabedoria de vida!

Idosos tenham a certeza: Deus caminha com vocês! Assim como Deus carregou o seu povo desde o berço, ele não nos abandonará nunca. São eternas as promessas de Deus, registradas na profecia de Isaías: “Até à velhice de vocês eu serei o mesmo, até que se cubram de cabelos brancos eu continuarei a carregá-los. Já fiz isso e continuarei a fazê-lo: eu os carregarei e os salvarei” (Is 46, 4).  Feliz vida idosa para você já idoso!


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (PIB). Professor de Exegese Bíblica há três décadas. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Professor de exegese bíblica EaD e no Seminário Sagrado Coração de Jesus. Referência no Brasil na pesquisa da literatura apócrifa do Segundo Testamento. Autor de treze livros e coautor de dezessete. Oferece curso on-line sobre a Bíblia Apócrifa. Disponível em: www.bibliaapocrifa.com  Última publicação: Bíblia Apócrifa: Segundo Testamento (Vozes, 2025). São 784 páginas com a tradução de 67 apócrifos do Novo Testamento. Canal no Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ  No Instagram e Tiktok @freijacir

Leia outras notícias