O novo assessor canônico da CNBB é membro da Ordem dos Frades Menores, atualmente vinculado à Província Franciscana de Santa Cruz (MG).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolheu na quarta-feira, 17 de julho, o frei Alexsandro Rufino que chegou em sua sede em Brasília para assumir a função de assessor canônico. O nome do frei Alexsandro foi aprovado pelos bispos que integram o Conselho Permanente da CNBB, em reunião de junho passado.
Na Conferência, o padre disse ter encontrado uma comunidade de fé, a serviço da animação da presença eclesial no Brasil. Na CNBB, ele explica que seu papel será auxiliar a presidência nas funções e competências relativas ao direito canônico.
O novo assessor canônico da CNBB é membro da Ordem dos Frades Menores, atualmente vinculado à Província Franciscana de Santa Cruz (MG). Possui mestrado e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma. Ele também desempenha a função de vigário judicial do Tribunal Diocesano de Sete Lagoas (MG) e é professor de Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico de Goiânia.
O assessor canônico na Igreja
A assessoria canônica, segundo explicou o frei Alexsandro, exerce o papel de auxiliar a autoridade eclesial no discernimento, interpretação e aplicação da norma canônica. Contudo, o frei reforçou que é necessário sempre levar em conta o contexto das situações e da vida eclesial, sem prescindir da fé e da caridade.
“A norma canônica está a serviço da fé, da evangelização e da comunhão eclesial”, reforçou.
Como parte de seu trabalho, ele explicou que buscará fortalecer e estabelecer uma rede de canonistas do Brasil e promover o diálogo entre a ciência canônica e jurídica em vista do bem comum, da dignidade humana e da evangelização no país.
Por Willian Bonfim Fonte: https://www.cnbb.org.br