O núcleo inicia com 50 alunos advindos das zonas rurais e urbanas.
Frei Laércio Jorge de Oliveira, OFM
Neste sábado, 9/8/2025, aconteceu em Sabinópolis MG a abertura de mais um núcleo Educafro. Localizada no Vale do Rio Doce, a 300 km de Belo Horizonte, Sabinópolis é um município mineiro que, embora pequeno em tamanho, revela uma juventude dinâmica e cheia de potencial[1]. Com cerca de 15 mil habitantes, a cidade tem investido em políticas públicas e iniciativas culturais para garantir oportunidades aos jovens, que buscam equilibrar a tradição rural e a inovação urbana.
A educação é um dos pilares para a juventude sabinopolense. Além das escolas municipais e estaduais, como a E.E. Coronel Antônio Alves de Souza, o acesso ao ensino técnico e superior tem aumentado, graças a parcerias com instituições como o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Programas como o Jovem Aprendiz e bolsas em faculdades de cidades vizinhas, como Guanhães e Governador Valadares, têm aberto novos horizontes. Este mais novo núcleo partiu da iniciativa de Andressa Queiroz, após ter contato com a proposta da rede Educafro Minas.
O núcleo inicia com 50 alunos advindos das zonas rurais e urbanas. Este fato se dá pela parceria com Secretaria de Educação do Município que disponibilizou o acesso ao transporte escolar aos jovens inscritos da zona rural. O núcleo funcionará em sala ampla e bem equipada, nas dependências de outra parceira, a AlfaUnicap. Os aulões estão previstos para 09/8 [aula inaugural]; 23/08, 06/09, 20/09, 4/10 e 18/10. Ainda consta na programação a participação do Fórum Educafro Minas, a se realizar nos dias 19 a 21 de setembro e a Visita na mostra de profissões da UFVJM no dia 24/10/2025.
A aula inaugural contou com a presença de Gabriel Otto e Frei Laércio Jorge, que apresentaram ao Centro Franciscano de Defesa dos Direitos e suas várias atividades, bem como uma análise em torno do acesso e a permanência dos jovens nas universidades.
Apesar dos avanços, muitos jovens sabinopolenses ainda enfrentam o êxodo para grandes centros em busca de emprego. A agricultura familiar e o comércio local são as principais fontes de renda, mas a juventude busca alternativas no empreendedorismo digital e no turismo ecológico, aproveitando as belezas naturais da região, como a Serra do Sabinópolis.
Segundo o Observatório da Juventude de Minas Gerais (2023), municípios como Sabinópolis precisam ampliar políticas de inclusão digital e capacitação profissional para reter talentos. Sabinópolis é um exemplo de como pequenas cidades podem valorizar sua juventude, mesclando raízes tradicionais com inovação. Com investimentos contínuos em educação, cultura e empreendedorismo, o futuro das juventudes parece promissor.
Registramos também a presença do Prefeito Municipal, Carlos Roberto Barroso Mourão, a primeira-dama, Maria de Fátima, a vice-prefeita Josane Carvalho da Rocha e o Secretário de educação, Diego Alves de Almeida Santos.
Depoimento sobre o primeiro aulão do EDUCAFRO por: Clara Gabrielle.
– Como achei que seria:
Eu achei que seria um dia com um professor falando o tempo todo na nossa cabeça, assim como é na escola, achei também que nós iríamos ficar só copiando durante o dia todo sem nenhuma descontração ou algo diferente do que já acontece no nosso dia a dia na escola.
– Como foi realmente:
Foi incrível, me diverti bastante com as falas do Frei, foi muito bom ver um exemplo de alguém que está vivendo o sonho na faculdade por causa do EDUCAFRO [Gabriel Otto], isso me deixou inspirada e motivada a continuar no curso para que eu também possa ser a primeira pessoa da minha família a ingressar em uma faculdade através do Enem, esse cursinho é a salvação que precisávamos para conseguir imaginar um futuro melhor.
[1] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades@: Sabinópolis. 2022.
OBSERVATÓRIO DA JUVENTUDE DE MINAS GERAIS. Perfil Socioeconômico da Juventude Mineira. Belo Horizonte: UFMG, 2023.










