Canção de Reconciliação – Carta para o VIII Centenário do Cântico das Criaturas (1225-2025)

Canção de Reconciliação – Carta para o VIII Centenário do Cântico das Criaturas (1225-2025)

Com esta carta, queremos compartilhar com vocês nossa alegria pelo VIII Centenário do Cântico das Criaturas

Caros irmãos e irmãs da Família Franciscana espalhada pelo mundo,

Que o Senhor lhe dê paz!

Com esta carta, queremos compartilhar com vocês nossa alegria pelo VIII Centenário do Cântico das Criaturas, uma data que não podemos ignorar. Este aniversário se encaixa perfeitamente na sequência de centenários que compõem o único Centenário Franciscano, de Fonte Colombo a Greccio, La Verna, São Damiano e, finalmente, a Santa Maria dos Anjos.

Entre a dor e o amor de La Verna, onde Francisco recebeu os Estigmas, e seu encontro com a “Irmã Morte”, encontramos este cântico de louvor e reconciliação que resume a visão de Francisco sobre Deus e o mundo, sobre as criaturas e os seres humanos, sobre si mesmo e o Todo-Poderoso. O Cântico é uma síntese da visão de Francisco sobre a realidade, e juntos queremos cantá-lo novamente com alegria de espírito!

Em 2025, Ano Santo e Ano do Cântico das Criaturas, desejamos redescobrir juntos a profundidade desta oração que atravessou os séculos e ainda hoje fala ao coração da humanidade e da Igreja. O Cântico, composto gradualmente por Francisco entre 1225 e 1226, não é meramente um texto poético, mas o testemunho de uma visão abrangente de Deus Criador, da criação, da fraternidade universal e da ecologia integral — temas que o Papa Francisco revisitou com vigor em sua encíclica Laudato si’ …

Pe. Massimo Fusarelli, OFM
Pe. Carlos Trovarelli, OFMConv
Pe. Roberto Genuin, OFMCap
Pe. Amando Trujillo Cano, TOR

Fonte: www.ofm.org

Leia o texto completo da carta em PDF: 

Leia outras notícias