Carta do Ministro Geral a todos os Frades da Ordem

Carta do Ministro Geral a todos os Frades da Ordem

“Filho de homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!’. Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Ó meu povo, vou abrir vossas sepulturas! Eu vos farei sair de vossas sepulturas e vos conduzirei para a terra de Israel. Ó meu povo, quando abrir vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o SENHOR. Incutirei em vós o meu espírito e revivereis”.

Irmãos e Menores hoje – A Ordem neste tempo

Roma, 8 de dezembro de 2024,
Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Rainha da Ordem

Quase três anos e meio depois do Capítulo Geral de 2021, pensei que era o momento oportuno para dar aos irmãos da Ordem uma visão da nossa situação hoje. Uma leitura que considero necessária, porque me foi confiado um serviço para retornar no Pentecostes de 2027 e é bom que os irmãos possam ouvir como estamos ouvindo a Ordem no mundo como Definitório Geral e serviços de animação da Cúria, para desenvolver o que o Capítulo Geral nos confiou. 

Reli com calma a Carta de Pentecostes de 2000 do Ir. Giacomo Bini, então Ministro Geral da Ordem hoje, e achei-a ainda atual. Agora pergunto-me, graças à escuta de tantos de vós, onde estamos e que perspectivas se abrem diante de nós.

Em primeiro lugar agradeço ao Altíssimo bom Senhor por todos vós, amados irmãos, pelo bem que vejo semeado entre nós e que talvez muitas vezes não consigamos reconhecer, mas que existe. Estou grato pela gentil fidelidade de muitos irmãos idosos, pelo entusiasmo dos mais jovens, pelo desejo de recomeçar de muitos frades maduros, pelas lutas que muitos suportam por uma fidelidade dolorosa, pelo compromisso de muitos ao lado do povo e muitas pessoas pobres. Estou também grato pelo caminho “sinodal” que está em curso na Ordem graças aos Capítulos das Esteiras que estão a ser vividos em muitas Entidades e que culminarão no Capítulo Internacional das Esteiras de 1 a 8 de junho de 2025 na Porciúncula e, portanto, no Conselho Plenário (8-11 de junho de 2025). Sentar-nos com religiosos leigos franciscanos para ouvir o que o Espírito nos diz é algo novo para nós que, tenho certeza, dará muitos frutos.

Leia o texto completo da Carta:

Fonte: https://www.ofm.org

Leia outras notícias