Durante os 04 dias, as atividades conseguiram atingir um público indígena de aproximadamente 250 pessoas com faixa etária entre 05 a 85 anos.
Haroldo Heleno, diretor do CIMI Regional Leste
Entre os dias 01 a 04 de outubro de 2024, foram realizadas diversas atividades no território Xakriabá. Já no dia 01, aos pés de uma enorme árvore de Juá. Na comunidade de São Bernardo, iniciamos as reflexões que tinham como motivação: Território e Água: Herança ancestral, direito inviolável com um olhar sobre o processo de mudanças climáticas, sustentabilidade e defesa da Casa Comum, estas reflexões perpassaram como pano de fundo os festejos de S. Francisco de Assis, tendo a participação de mulheres, jovens, adolescentes, crianças, anciões, lideranças, professores de cultura e alunos e professores da escola Indígena Xukurank.
As atividades foram conduzida pelo grupo de mulheres “Franciscanas” da aldeia Barreiro preto com a participação de outros grupos de mulheres das aldeias Tenda/Rancharia e São Bernardo juntamente com a equipe local do Cimi, Equipe Oeste da Bahia juntamente com mulheres dos povos Kiriri de Barreiras e Tuxá, Coordenação Regional Cimi Leste, Irmãs da Providência de GAP e do CEFAD – Centro Franciscano de Defesa de Direitos, ligado à Província Santa Cruz, de Belo Horizonte, representado pelo Frei Bruno Laviola.
O Bioma cerrado tem sofrido ataques contínuos e colocado todas as formas de vida em constante ameaça, soma-se a esses grandes desafios o acesso as Águas do Rio São Francisco é visto pelo povo Indígena Xakriabá como uma condição de existência e sobrevivência diante do agravamento do dos processos de mudanças climáticas e do desabastecimento de Água para uso doméstico, manutenção das plantações e criação de animais no território.
Durante os 04 dias, as atividades conseguiram atingir um público indígena de aproximadamente 250 pessoas com faixa etária entre 05 a 85 anos. A comunidade escolar se fez presente e durante o período apresentou trabalhos produzidos pelos alunos de primeiro ao nono ano das séries iniciais, ensino médio e ensino fundamental.
O evento foi encerrado no dia 04/10/2024 com a celebração de uma missa voltada para o dia de são Francisco, encontro de folias de reisados e derrubada do mastro.