Cimeira dos Direitos das Crianças no Vaticano

Cimeira dos Direitos das Crianças no Vaticano

Pe. Ibrahim Faltas OFM: “A paz é o direito fundamental das crianças”

Pe. Ibrahim Faltas OFM: “A paz é o direito fundamental das crianças”

Em 3 de fevereiro de 2025, foi realizada no Vaticano a Cúpula Internacional sobre os Direitos da Criança: presidida pelo Papa Francisco, contou com a presença de representantes institucionais, líderes políticos e organizações humanitárias de todo o mundo, com o objetivo de encontrar linhas programáticas para uma ação urgente e sinérgica para proteger as crianças em todo o mundo.

Entre os participantes estava também o Pe. Ibrahim Faltas, OFM, Vigário da Custódia da Terra Santa, que em entrevista à agência SIR declarou: “A paz é o direito fundamental das crianças. A guerra que começou há dezesseis meses [em Israel e na Palestina] trouxe morte e destruição, multiplicou o sofrimento das crianças palestinas e israelenses. Em Gaza, as crianças sofriam de fome, sede, frio, calor, falta de cuidados e educação – testemunhou o Padre Ibrahim – faltavam necessidades e direitos essenciais. A trégua e a tão desejada paz podem aliviar as necessidades físicas e materiais das crianças, mas será difícil apagar os traumas visíveis e invisíveis que elas deixaram nos corpos e mentes das crianças. Nestes dezesseis meses de guerra, muitas crianças nasceram, mas muitas morreram, muitas não tiveram a chance de se salvar.” 

O religioso então destacou a emergência educacional na Faixa de Gaza, já que muitas escolas foram destruídas durante o conflito: “Trinta e nove mil crianças no ano passado não conseguiram fazer os exames finais, e o mesmo acontecerá com muitas delas este ano também. Eles não veem o seu futuro e estão perdendo a esperança no futuro”, concluiu o Vigário.

O Papa Francisco, que desejava fortemente que este encontro internacional “ajudasse e protegesse as crianças, cujos direitos são pisoteados e ignorados todos os dias”, em seus agradecimentos finais citou um discurso do Padre Ibrahim: “O Padre Faltas disse uma palavra, uma frase que eu gosto muito: ‘As crianças estão nos observando'”. Foi também o título de um filme famoso. As crianças olham para nós: elas olham para nós para ver como avançamos na vida”, concluiu o Santo Padre.

Também presente na reunião estava o Ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, que anunciou que 30 crianças palestinas com câncer relatado pelo Cardeal Tajani serão levadas para a Itália. Pierbattista Pizzaballa, OFM e o Centro Papa João XXIII.

Fonte: www.ofm.org

Foto: Arquivo OFM

Leia outras notícias