o Congresso aconteceu no Seminário em Santos Dumont e contou com 60 participantes.
O Congresso de Evangelização e Missão da Província Santa Cruz se concluiu com o almoço do dia 01 de maio.
Ao longo dos dias, os 60 participantes tiveram momentos de oração, reflexão e sobretudo um espírito de convivência fraterna que possibilitou boas partilhas e contribuições.
As orações foram conduzidas pelos leigos e leigas, representantes das diversas frentes de evangelização da Província.
Como oração conclusiva, cada participante recebeu o Tau de seu “anjo”, que lhe fora dado secretamente no início do encontro.
Na avaliação, agradeceu-se a Deus e à equipe organizadora pela oportunidade ímpar de vivenciar o carisma franciscano nos diferentes lugares e atividades em que os frades estão inseridos.
Segue abaixo a mensagem final, aprovada ao final do Congresso.
MENSAGEM FINAL DO CONGRESSO DE MISSÃO E EVANGELIZAÇÃO DA PROVÍNCIA SANTA CRUZ
Os Frades Menores e os leigos e leigas representantes das diferentes frentes de evangelização da Província Santa Cruz (PSC), presente no estado de Minas Gerais, estiveram reunidos no Congresso de Evangelização e Missão entre os dias 28 de abril e 01 de maio de 2023, com cerca de 60 participantes.
O Congresso teve como temática: “Sinodalidade, Fraternidade e Missão”, o que possibilitou um espaço de discernimento a respeito da presença franciscana evangelizadora nos diferentes lugares e serviços onde o Senhor nos chamou a estar.
Renovamos nossa vocação e missão de sermos presença fraterna, no seguimento de Jesus Cristo, pobre, humilde e crucificado, fomentando sempre mais a participação ativa dos leigos e leigas nas diversas frentes evangelizadoras confiadas aos frades. Desse modo, trazemos na memória o agradecimento por toda a presença franciscana nos diversos lugares e frentes de evangelização.
Reafirmamos nosso compromisso de eliminar de nosso meio tudo que impeça uma vivência sinodal, fraterna e missionária. Na graça renovadora de nosso Batismo e inspirados em Francisco e Clara de Assis, desejamos ser sinal de paz e justiça onde estivermos, em opção pelos pequenos e humildes da terra, empenhando-nos na defesa de seus direitos, a fim de que todos tenham vida e a tenham de forma abundante (Jo 10,10), como nos recordou o evangelho do IV Domingo da Páscoa.
Em comunhão com magistério do Papa Francisco, desejamos à nova presidência da CNBB nossos votos por uma Igreja ‘com cheiro de ovelhas’, atenta à realidade do povo brasileiro, sobretudo da população mais empobrecida.
Pedimos publicamente perdão a Deus, aos irmãos e irmãs pela nossa incoerência em viver e anunciar o Santo Evangelho. Que o Senhor nos converta e faça de nós, pela força de Seu Santo Espírito, cristãos e cristãs empenhados na promoção da vida, no anúncio da Boa Nova.
Que o Senhor Ressuscitado, que inspirou Francisco e Clara, nos conduza, e que a esperança do Reino nos inspire a fazer de nossa Casa Comum um lugar belo e digno para todas as pessoas.
Na comemoração de São José Operário,
em comunhão com todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil,
Santos Dumont, 01 de maio de 2023.