Da tecnologia à arte: EDUCAFRO MINAS participa de ações de inclusão e cidadania em BH

Da tecnologia à arte: EDUCAFRO MINAS participa de ações de inclusão e cidadania em BH

A presença da EDUCAFRO MINAS nesse importante momento reforça seu compromisso com a justiça social, a igualdade de oportunidades e a inclusão digital e cultural.

Frei Ademilson Salvino, OFM

No dia 7 de outubro de 2025, a EDUCAFRO MINAS esteve presente no lançamento do Programa +Inclusão Digital para Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte. O evento contou com a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e do ministro das Comunicações, Fred Serqueira, que apresentaram a nova iniciativa voltada à democratização do acesso à tecnologia e à promoção da inclusão digital em todo o estado.

Representando a EDUCAFRO MINAS, Frei Ademilson Salvino, OFM, e Ariene Cabral, participaram da cerimônia e receberam o certificado de doação de 10 computadores destinados à Província Santa Cruz, como parte da ação conjunta entre o Ministério das Comunicações, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e o Programa Computadores para Inclusão.

Os equipamentos, provenientes de reaproveitamento de instituições públicas, serão utilizados em projetos de formação e inclusão social promovidos pela EDUCAFRO MINAS, ampliando o acesso de jovens e adultos a ferramentas tecnológicas e educativas.

Na parte da tarde, os ministros visitaram o Projeto Querubins, iniciativa sociocultural localizada na Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte, onde também estiveram presentes os representantes da EDUCAFRO MINAS. O Querubins oferece oportunidades educativas por meio da arte, com destaque para a dança, música e teatro, atendendo crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos.

O projeto busca desenvolver competências pessoais, sociais, produtivas e cognitivas, formando cidadãos mais conscientes, responsáveis e autônomos. Além das oficinas artístico-culturais, são oferecidas atividades de gastronomia criativa, moda e visitas guiadas a espaços culturais da região metropolitana, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo as expressões artísticas locais.

Atendendo cerca de 200 jovens anualmente, o Projeto Querubins combate a evasão escolar e contribui para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual dos participantes, além de valorizar as manifestações culturais da comunidade da Vila Acaba Mundo e adjacências.

A presença da EDUCAFRO MINAS nesse importante momento reforça seu compromisso com a justiça social, a igualdade de oportunidades e a inclusão digital e cultural, em sintonia com sua missão de promover o empoderamento das populações negras, periféricas e em situação de vulnerabilidade por meio da educação transformadora.

Leia outras notícias