Cada frente social e educativa contou com a representação de cinco pessoas. Dos frades, estiveram presentes Frei Bruno Laviola, Frei Humberto Fernando, frei Vitor Vinícios e Frei Oton Júnior.
Frei Oton Júnior, ofm
Na tarde de sábado, dia 25 de maio de 2024, as frentes sociais e educativas da Província Santa Cruz se reuniram no Colégio Santo Antônio para um momento de partilha das experiências evangelizadoras e formulações de propostas para as diferentes áreas. O encontro foi pensado no âmbito do Secretariado de Missão e Evangelização da PSC.
A evangelização franciscana no âmbito social e educacional na Província se dá em diferentes instituições, a saber: a Associação Franciscana de Educação e Assistência Social, composta pelo Colégio Santo Antônio (com o programa de gratuidade), duas creches (centro educacional São Francisco e centro educacional Santa Clara), duas unidades do Centro de Apoio ao Estudante (CEFAE), a Associação Irmão Sol, com 5 casas de acolhimento de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e o Centro Franciscano de Defesa de Direitos, com vários projetos ligados à promoção humana, com diferentes públicos.
O encontro teve início com uma panorâmica da organização da estrutura da Província Santa Cruz e as diversas frentes com as quais os frades estão envolvidos. Num segundo momento, houve a retomada das sínteses dos encontros acontecidos no ano anterior, respectivamente em Divinópolis e no Congresso de Evangelização, acontecido em Santos Dumont. Num terceiro momento, os participantes se dividiram em grupos para indicar as alegrias, os desafios e as perspectivas para as diversas frentes de trabalho, seguido de uma plenária.
O encontro foi muito bem avaliado, destacando-se a troca de experiências, a oportunidade de escutar sobre as práticas educativas e sociais. Muitas vezes, os leigos e leigas que se empenham em determinada atividade não têm a noção do todo e da pluralidade de ações com as quais os frades estão envolvidos.
Foi um momento bonito de escuta e partilha. Ficou evidente a necessidade de estreitar mais os laços entre as diversas frentes de evangelização com encontros mais frequentes e uma melhor comunicação entre as diversas frentes sociais e educativas, a fim de favorecer o conhecimento da outra e, possivelmente, em ações conjuntas entre as diversas frentes evangelizadoras.
Cada frente social e educativa contou com a representação de cinco pessoas. Dos frades, estiveram presentes Frei Bruno Laviola, Frei Humberto Fernando, frei Vitor Vinícios e Frei Oton Júnior.