Através dos textos de Francisco é possível compreender bem a sua intenção, ou como ele pensava em viver o Evangelho no seu tempo.
O segundo dia de formação permanente iniciou às 7h15 com uma missa, presidida pelo Frei Humberto Fernando Leite, na Capela do Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont – MG.
Às 9h iniciou-se a assessoria com o professor Marco Bartoli, cujo tema foi “A Regra Franciscana e a Cristologia”.
Marco Bartoli nos fez um breve relato sobre o tema escolhido: a formação tem como tema a Regra Franciscana e a Cristologia, porque este é o oitavo ano do centenário da Regra Bulada de São Francisco. Através dos textos de Francisco é possível compreender bem a sua intenção, ou como ele pensava em viver o Evangelho no seu tempo. Esta é uma grande oportunidade para nós, que chamamos isso de Humanismo Franciscano. É uma experiência interessante porque humanismo é uma palavra muito utilizada nos tempos modernos, mas Francisco tornou-se “mais humano” vivendo segundo o Evangelho, mas de uma forma mais “humana” com os outros, na sua relação com os mais pobres, com os fracos, com as pessoas que estavam às margens da rua. E através da relação com os homens, é a relação também com Deus. Francisco é o homem do humanismo da relação.
O dia encerrou com um jantar seguido do Recreio.