O Encontro dos Secretariados da Província Santa Cruz acontece nos dias 1 e 2 de abril.
Na manhã de terça-feira, 01 de abril, Frei Vicente Ronaldo, OFM, vice-provincial, presidiu a Eucaristia de abertura dos trabalhos do Encontro dos Secretariados da Província Santa Cruz em Santos Dumont, MG. A celebração aconteceu em clima de profunda espiritualidade, simplicidade e fraternidade. Frei Hericles proferiu a homilia, e destacou que as leituras do dia nos falam de cura, transformação e vida nova, temas profundamente ligados à vivência da Quaresma. Frei Hericles também ressaltou a fala do Papa Francisco que com frequência nos chama a atenção para três pontos importantes: pessimismo, tristeza e preguiça — como obstáculos espirituais e pastorais que impedem a vivência autêntica do Evangelho. Ele os associa àquilo que ele chama de “doenças espirituais” que afetam a missão da Igreja e o coração dos cristãos.
Palavras de abertura do Ministro Provincial Frei Vicente de Paulo aos irmãos reunidos no Encontro dos Secretariados da PSC:
Após dar as boas-vindas e manifestar a sua alegria enquanto Ministro Provincial em ter a oportunidade de encontrar com os irmãos que aceitaram estar a serviço da PSC nos diversos secretariados (administração, formação e evangelização) destacando que o grande objetivo deste encontro é o de integração destes três serviços, chamou atenção dos confrades para as prioridades e orientações capitulares, que se tornam a linha transversal que orientará o triênio.
1- Reestruturar o processo formativo
Crescer no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
2- Qualificar a vida fraterna
Viver e anunciar a paz e a reconciliação ao modo de São Francisco.
3- Revitalizar a missão evangelizadora
Reafirmar nosso empenho de partir em missão, testemunhando a Alegria do Evangelho
4- Reafirmar o compromisso com a minoridade e os valores do JPIC
Abraçar a profecia da justiça, optando pelos últimos e promovendo o cuidado com a Casa Comum
Destacou ainda, lembrando-nos, que a Formação é um aspecto diário de nossa vida [intelectual, espiritual e psicossocial]. Sobre a gestão e administração dos bens, alertou para um olhar especial para a Economia de Clara e Francisco, sem esquivar da preocupação em se promover uma ecologia integral. No que tange a evangelização, questionou os presentes sobre qual o rosto da nossa Província Santa Cruz [?] admoestou para o desafio de buscar novas formas de evangelização nas várias periferias que nos cercam.
Dentro desta ótica, os irmãos são chamados a serem animadores da vida provincial. Partilhou ainda a experiência de participar da Assembleia Geral da Conferência do Brasil e do Cone Sul, em San Antonio, Córdoba, Argentina, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de março. (Mais informações: https://ofm.org.br/somos-a-harmonia-de-um-unico-carisma-na-sinfonia-das-singularidades/)
Frei Vicente de Paulo frisou o quanto é importante ter um espaço de ver a vida de todas as províncias e não deixar passar esta nossa oportunidade de ver a vida da nossa província no aspecto da formação, gestão e evangelização.
Terminou desejando que este encontro entre os secretariados seja de animação e partilha, mas sobretudo que nos anime enquanto fraternidade provincial…
Na sequência a palavra foi dada a Dom Belizário que irá conduzir nossa reflexão inicial em torno da bula Spes non confundit.








