800 anos dos Estigmas de São Francisco
Caros irmãos e irmãs, em 2024 celebramos um importante episódio na vida de Francisco de Assis: a recepção dos estigmas de Cristo, no monte Alverne.
Os últimos anos da vida de Francisco de Assis foram muito intensos, vivenciados com episódios muito significativos: em 1223, quis celebrar de modo realístico o nascimento de Jesus, inventando assim, o presépio. No mesmo ano, conseguiu a aprovação definitiva de sua Regra de Vida. No ano seguinte, então, recebeu os estigmas de Cristo e, em 1225, compôs o Cântico das Criaturas, vindo a falecer em outubro de 1226.
Como pessoas que se inspiram em Francisco, queremos celebrar os estigmas relembrando os grandes feitos do passado, mas atualizando sua mensagem para nossos dias, afinal, a mensagem salvadora do Senhor Deus atualiza-se no cotidiano de nossa história.
Para auxiliar em nossas orações, o Secretariado de Missão e Evangelização da Província Santa Cruz (Ordem dos Frades Menores) achou por bem constituir uma equipe para elaborar estes encontros celebrativos, os quais podem e devem ser adaptados de acordo com a realidade local.
Desejamos que a celebração dos estigmas na vida de São Francisco faça de nós discípulos do Ressuscitado, comprometidos com os chagados de nosso tempo.
Você pode baixar os encontros orantes em dois formatos: PDF para leitura em celular e PDF para impressão.
Clique nos arquivos para baixar: