A medalha “Frei Leonardo” foi criada em 2019 para homenagear o Dia do Reinadeiro.
No dia 21/08 (segunda-feira), a Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura realizou a cerimônia de entrega da Medalha “Frei Leonardo Lucas Pereira”.
A medalha “Frei Leonardo” foi criada em 2019 para homenagear o Dia do Reinadeiro e tem o nome do frade por ser um dos grandes incentivadores do Reinado.
Quando os franciscanos chegaram em Divinópolis, em agosto de 1924, havia uma proibição do Reinado nas igrejas, estabelecida em aviso publicado no dia 10 de agosto, pelo primeiro bispo da então Diocese de Belo Horizonte, Dom Cabral.
O grande marco de frei Leonardo, quando chegou à cidade foi desbravar isso e resgatar o Congado. Em1977, celebrou a primeira missa Conga na cidade e desde então celebra todos os anos, além de ajudar as várias Irmandades nas localidades onde acontece a festa.
A medalha “Frei Leonardo” é oferecida às pessoas ou instituições que realmente ajudam manter essa tradição religiosa em Divinópolis e este ano contemplou o mais idoso de cada Irmandade.
O frei Jacir de Freitas Faria, que recebeu a medalha em nome dos franciscanos pelos 100 anos de presença e trabalho na cidade, em seu agradecimento, ressaltou que no dia 10/08, após exatos 100 anos, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, assinou a revogação do aviso que proibia a manifestação religiosa afro-brasileira nas missas.