“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do
Homem seja levantado, para que todos os que Nele crerem tenham a vida eterna” (Jo 3, 14-15).
No dia 14 de setembro, a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz, uma data que convida os fiéis a refletirem sobre o mistério da Cruz, símbolo central da fé cristã. Essa comemoração tem suas origens no século IV, quando Santa Helena, mãe do imperador Constantino, encontrou a verdadeira cruz de Cristo em Jerusalém, por volta do ano 326. A festa foi instituída para recordar a dedicação da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, construída por Constantino no local onde a Cruz foi encontrada.
A Exaltação da Santa Cruz também relembra a recuperação da relíquia da Cruz das mãos dos persas, que a haviam tomado em 614. O imperador bizantino Heráclio recuperou-a e a trouxe de volta para Jerusalém em 629. Diz a tradição que, ao tentar devolver a Cruz ao seu lugar de honra, Heráclio não conseguia avançar com ela devido ao seu orgulho e trajes imperiais. Foi somente após se despir de seus adornos e caminhar descalço, como um humilde peregrino, que conseguiu carregar a Cruz até seu destino, simbolizando a humildade e o verdadeiro espírito de serviço.
A celebração da Exaltação da Santa Cruz nos convida a meditar sobre o mistério do amor de Deus revelado na crucificação de Jesus. A Cruz, que era um instrumento de suplício tornou-se símbolo de salvação e vitória.
Nesta ocasião, elevamos nosso louvor a Deus por tantos frades que já fizeram e fazem parte da Província Santa Cruz, os lugares onde estamos e estivemos, as diversas frentes evangelizadoras às quais nos dedicamos.
No dia 14 de setembro (sábado) às 19h acontecerá na Paróquia São Francisco das Chagas a celebração da solenidade da Exaltação da Santa Cruz.
Confira o convite abaixo: