Experiência de Missão – Paróquia São Francisco de Assis

Experiência de Missão – Paróquia São Francisco de Assis

O que prevalece dessa vivência é que não é necessário ir para terras distantes; a experiência de missão pode ser feita mais próxima do que se pensa, indo ao encontro dos necessitados que estão por perto (Mt 10,5-7).

E disse-lhes: “Irmãos, ide com o Senhor e pregai a todos a penitência, como o Senhor se dignar inspirar-vos.” (1Cel 7)

Neste mês de outubro, em que a Igreja recorda o seu carisma missionário, a comunidade Santo Expedito da paróquia São Francisco de Assis, inspirada pelo mesmo ardor que motivou o Pai Seráfico, realizou nos dias 25 e 26 uma missão no bairro Vila Brasil em São João del-Rei.

Essa experiência de Igreja em saída teve como idealizadores as lideranças da comunidade, Marta Guimarães, Sônia Ribeiro Nascimento e Fernanda Silva, o pároco Frei Marco Antônio, OFM e o Frei Pedro Ferro, OFM. A missão contou com a participação dos leigos da comunidade, catequese, ministros da Eucaristia, terço das famílias, membros da OFS, lideranças de outras comunidades vizinhas, os postulantes da Província Santa Cruz, a Irmã Josefa (Irmãs Salesianas) e Irmã Ana Geralda (Irmãs Carmelitas da Divina Providência).

A programação teve início na manhã de sábado com acolhida e envio dos missionários às ruas do bairro. Foram realizadas visitas nas casas com o convite para participar da vida da comunidade e àqueles que se encontravam enfermos foi dada a oportunidade de receberem a unção e a comunhão. À noite a comunidade rezou o lucernário e na manhã de domingo aconteceu a celebração da Santa Missa. Em seguida, os missionários realizaram uma caminhada, animando a todos com cantos e muita alegria.

Alguns dos moradores dão seu testemunho das visitas dos missionários. A Sônia Cândida Ribeiro relata ter sido muito gratificante receber as bênçãos na casa; recorda a esperança trazida pelos missionários ao fazerem referência a Nossa Senhora Aparecida. Outra moradora, Isaíra Ribeiro, além da oportunidade de visitar outras casas, recebeu também missionários em sua residência e se emocionou com a oração recebida pela enfermidade do filho. A empatia na escuta de outras histórias foi para ela uma experiência muito gratificante. Maristela, líder de comunidade, fala sobre a experiência de troca que a missão proporciona.

Os missionários também fizeram relatos significados sobre a ação missionária. A Fátima Silva testemunha sobre a necessidade de retornar a algumas das pessoas visitadas, ressaltando o aspecto de continuidade da missão. A Irmã Ana Geralda fala de sua experiência com muita gratidão pela oportunidade da convivência com os outros missionários e pelo espaço em poder dar seu testemunho como religiosa. Já a Irmã Josefa diz ter percebido na Comunidade um clima de alegria, de oração, comprometimento e envolvimento na celebração da Eucaristia.

O postulante Deivid José Santos, que esteve na organização junto da comunidade, viu bons resultados na missão, sendo que muitas pessoas passaram a ter conhecimento da comunidade a partir destas visitas e conta que ficou encantado com o engajamento dos leigos da comunidade que se envolveram com muito empenho. Destaca, desta ação missionária nas famílias, o pedido de algumas pessoas em retomar os círculos bíblicos nas casas.

O que prevalece dessa vivência é que não é necessário ir para terras distantes; a experiência de missão pode ser feita mais próxima do que se pensa, indo ao encontro dos necessitados que estão por perto (Mt 10,5-7).

Pedro Luiz de Oliveira Doche – Postulantado da Cruz de São Damião- São João del-Rei / MG

Leia outras notícias