Frades Menores abraçam a esperança a partir de uma caminhada sinodal

No dia 23 de janeiro de 2023, no Convento São Francisco, no Largo São Francisco, na cidade de São Paulo, iniciou-se a 27ª UCLAF, União das Conferências Latino-Americanas Franciscanas, com o tema: “Construindo o caminho sinodal como Irmãos Menores”. Os trabalhos foram iniciados às 7h com a Celebração das Laudes em espanhol, seguida da eucaristia em português, presidida pelo definidor geral para a América Latina Frei César Külkamp.

Após o café da manhã, precisamente às 9:00, o moderador das sessões Frei Ángel Gabino Gutiérrez, OFM, Provincial da Província de Jalisco, México, conduziu a sessão da manhã, na seguinte sequência:

– Saudação do presidente da UCLAF: Frei José Alirio Urbina Rodríguez, da Província de Santa Fé, na Colômbia.

– Saudação da parte dos dois definidores para a América Latina: Frei César Külkamp e Frei Joaquim Arturo Echeverry Hincapié.

– Breve apresentação das três Conferências que compõem a UCLAF, a saber: Conferência Franciscana de México, América Central, Panamá e Haiti; Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul e Conferência Franciscana Bolivariana (Bolívia, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela).

Às 11:00, Frei Sandro Roberto da Costa, da Província da Imaculada Conceição do Brasil proferiu uma palestra intitulada: “O processo de reflexão da UCLAF, a partir de um olhar que considere os desafios da vida religiosa na América Latina”.

Em sua fala, Frei Sandro abordou o processo de evangelização nos primórdios das Américas e a identidade carismática da Ordem dos Frades Menores na América Latina. Explanou sobre as diversas formas concretas da evangelização a partir do nosso modo de vida: inserção em meio aos pobres e marginalizados, defesa dos direitos humanos e da dignidade, cuidado com a casa comum, presença franciscana na Amazônia e a pandemia da Covid-19.

Durante sua fala, Frei Sandro lançou esperanças no processo de evangelização na América Latina, sendo: o apelo à uma mudança – uma “Ordem em saída”, de uma pastoral de conservação a uma conversão pastoral, da preocupação com o “que fazemos” para a “como fazemos”, não se deixar sujeitar passivamente ao futuro. Para além, abordou sobre a identidade do Frade Menor: ser irmão. A partir dessa perspectiva perpassou temas, como: clericalismo, formação inicial e permanente, individualismo, atuação com os leigos e o apelo dos pobres.

No decorrer de sua exposição, Frei Sandro Roberto da Costa apresentou alguns destaques e os desafios que permanecem no processo evangelizador na América Latina como o compromisso social e articulação sociopolítica, a formação inicial e permanente dos frades, a necessidade de rever as estruturas e as presenças dos frades, os projetos missionários, vocações, leigos, jovens, formação acadêmica e a casa comum.

Após a conferência houve um momento para ressonâncias e em seguida uma pausa antes do almoço. Às 13:00 foi servido um delicioso almoço, seguido de uma boa sesta.

Às 15h30min houve um trabalho em grupos, por Conferências. O trabalho consistiu numa retomada dos grandes temas desenvolvidos por Frei Sandro na parte da manhã; sobretudo os chamados destaques e desafios que permanecem. Por volta das 17h fizemos uma pausa para um cafezinho e às 17h30min aconteceu um plenário, onde cada secretário das três conferências socializou a sua reflexão. Ao final, foi deixado um espaço para as considerações finais. Às 18h30min foram rezadas as Vésperas em espanhol e, em seguida foi servido o jantar. Após o jantar, foi deixado um tempo livre para o descanso pessoal. Assim foi encerrado  o primeiro dia da UCLAF.

fotos: Equipe de Comunicação da Assembleia da UCLAF

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias