“Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna” (Jo 3,14-15).
No sábado, 14 de setembro, os frades da região metropolitana de Belo Horizonte, religiosas e religiosos, leigos e leigas se reuniram na paróquia São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte, para celebrarem a Exaltação da Santa Cruz. Essa festa, tão importante para a espiritualidade cristã, marca o Dia da Província Santa Cruz.
É uma ocasião para recordar todos os frades vivos e falecidos que se empenharam por solidificar a Província, bem como todos os lugares e serviços desempenhados pelos frades.
A celebração foi presidida pelo Ministro Provincial, Frei Hilton Farias. Em sua homilia, relembrou a espiritualidade em torno da cruz, desde as prefigurações do Antigo Testamento até a Boa Nova da Ressurreição de Jesus. Em seguida, Frei Hilton lembrou das cruzes de nosso tempo, que afligem grande parte da população, como as queimadas, as guerras (sobretudo na região da faixa de Gaza e entre Rússia e Ucrânia), bem como o ambiente político, tão inundado por práticas ilícitas.
Ao final da celebração, Frei Gabriel José, Vigário Provincial, relembrou à assembleia que aquela era a última vez que Frei Hilton presidia essa Celebração como Ministro Provincial, uma vez que está deixando esse serviço, após nove anos. Frei Hilton foi aplaudido por todos, em agradecimento por seu ministério.
As festividades se concluíram com uma confraternização no convento São Francisco das Chagas.