Na última sessão da visita canônica, o Visitador Geral, Frei Gustavo Medella pôde conhecer as iniciativas sociais e educativas da Província Santa Cruz, entre os dias 19 e 23 de agosto.
A semana teve início com um encontro com o corpo de colaboradores da Cúria Provincial. Na ocasião, Frei Gustavo agradeceu e motivou os profissionais pelo importante serviço que desempenham junto aos frades.
Na terça-feira foi a vez de conhecer as unidades da Associação Franciscana de Educação e Assistência Social. Frei Gustavo conheceu as atividades do Colégio Santo Antônio e as duas unidades do Centro Franciscano de Apoio Escolar (CEFAE), que auxiliam os alunos bolsistas com reforço escolar. Frei Gustavo pôde se encontrar com coordenadores e alunos do Colégio. Frei Vicente Lopes e Frei Oton Júnior apresentaram ao Visitador essa realidade educacional.
Na quarta-feira, dia 21, foi a vez da Associação Irmão Sol receber o Visitador. Frei Gustavo pôde tomar conhecimento do funcionamento da Sede da Associação, bem como cada uma das cinco casas de acolhimento institucional, de crianças e adolescentes de zero a dezoito anos. Os frades responsáveis pela Associação Irmão Sol, Frei Reinaldo Gomes e Frei Vitor Vinícios estiveram com Frei Gustavo durante essa visita.
Na tarde de quinta-feira, Frei Gustavo esteve junto ao Centro de Educação Infantil Santa Clara (CESCLAR), na Vila Pinho, em Belo Horizonte. Na ocasião, reuniu-se conjuntamente com as coordenadoras do Centro de Educação Infantil São Francisco (CESFRAN), de Carlos Prates. Mais uma vez, Frei Vicente Lopes e Frei Oton Júnior acompanharam Frei Gustavo Medella nessa unidade de educação infantil.
A semana foi concluída com a visita ao CEFAD (Centro Francisco de Defesa de Direitos) e todos os projetos a ele vinculados. Frei Carlos Alexandre e Frei Héricles Lima apresentaram a Frei Gustavo os projetos como o Espaço Bem-viver, a Marcha Franciscana, a rede EDUCAFRO-Minas e visitou ainda a Vila Frei Mariano, residência estudantil para rapazes no período de sua graduação. Dias antes, Frei Bruno Laviola apresentou a Frei Gustavo a parceria dos frades com as Irmãs Oblatas no trabalho com as mulheres em situação de prostituição.
Dias antes, o Visitador pôde conhecer o Lar Geriátrico Frei Zacarias, que acolhe senhoras idosas, no bairro Carlos Prates.
Foi uma semana intensa, mas muito significativa, na qual Frei Gustavo Medella pôde ter uma panorâmica das ações sociais e educativas da Província. São iniciativas que demonstram a busca dos frades estarem presentes junto aos vulneráveis da sociedade, desde as crianças recém-nascidas até as pessoas idosas, da educação básica até o Ensino Médio.
Em sua Regra, São Francisco exortava aos frades: “Todos os Irmãos se esforcem por imitar a humildade e pobreza de Nosso Senhor Jesus Cristo. E se recordem que do mundo inteiro nada mais precisamos do que, como diz o Apóstolo, ‘o necessário para nos alimentar e para nos cobrir, e queremos estar contentes com isso’ (1Tm 6,8). E devem estar satisfeitos quando estão no meio de gente comum e desprezada, de pobres e fracos, enfermos e leprosos e mendigos de rua’ (Regra Não Bulada IX, 1-13).
Que o Senhor nos aponte sempre o melhor modo de seguir as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo, sobretudo junto aos últimos da sociedade, no resgate de sua esperança e dignidade.