Ao longo dos dias foram abordados temas como equidade no ensino, estratégias para promover a participação ativa de todos e adaptação curricular.
Delviene Garcia, coordenadora pedagógica do CESFRAN
Entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2025, um grupo de cerca de 50 educadoras da Associação Franciscana de Educação e Assistência Social, unidades do Centro Educacional São Francisco, no bairro Carlos Prates (CESFRAN) e do Centro Educacional Santa Clara, na Vila Pinho (CESCLAR), ambas em Belo Horizonte, realizaram uma formação sobre o tema da “Inclusão escolar: conceitos e desafios!”
Ao longo dos dias foram abordados temas como equidade no ensino, estratégias para promover a participação ativa de todos e adaptação curricular. Essa formação foi assessorada pelas senhoras Ariane Rolim e Juliana Tófani, da ‘Em Caminhar’ Assessoria. De modo geral, e apesar dos desafios, a formação foi relevante para ampliarmos a compreensão e o compromisso das participantes com uma creche inclusiva, de qualidade e muito acolhimento.
Ainda durante a semana, e sob a orientação do Diretor Pedagógico da Associação Franciscana, Frei Oton da Silva, refletimos sobre a Ecologia Integral e o Centenário Franciscano dos 800 anos do Cântico das Criaturas, escrito por São Francisco em um período de sofrimento e já debilitado fisicamente. No entanto, observamos que o texto revela uma visão espiritual otimista, expressando a comunhão entre o ser humano e a natureza. Nos tempos atuais, o Cântico das criaturas ganha uma nova relevância diante da crise socioambiental.
Tivemos ainda uma formação sobre algumas estratégias de Políticas Públicas de Proteção implementadas pela Associação Franciscana, sob a assessoria da psicóloga Juliana Baldo.
Concluímos nossa jornada com a partilha das experiências da viagem de estudos à cidade de Reggio Emilia na Itália, no mês de outubro de 2024. Este momento teve como tema “transformando a forma de como vemos a educação infantil”. Dessa forma, novos conhecimentos foram adquiridos, refletindo na melhoria do ensino aprendizagem.
Continuemos nossa caminhada em prol de uma educação de qualidade, comprometida e alinhada às transformações da sociedade. Que tenhamos um ano de PAZ E BEM!