A Marcha deste ano contou com a participação de 105 caminhantes de diferentes partes do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e diversas cidades mineiras.
Frei Carlos Alexandre, ofm
Entre os dias 13 e 20 de julho, vivenciamos a XXIV Marcha Franciscana na região da Serra da Canastra, que teve início na cidade de São João Batista do Glória/MG, a qual contou com acolhida e apoio da comunidade local e do pároco, Francisco Carlos.
A Marcha deste ano contou com a participação de 105 caminhantes de diferentes partes do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e diversas cidades mineiras.
Neste ano, o tema escolhido foi “Vislumbrando Caminhos”, cujo tema de reflexão foram os elementos da natureza, com a assessoria de Amanda Moraes, que promoveu momentos de integração do grupo por meio de danças circulares.
No decorrer do caminho, tivemos a presença do Frei Aguinaldo Querubino, um dos idealizadores da Marcha, e do Dom José Aristeu, bispo da Diocese de Luz, que encontrou com os caminhantes na portaria do Parque Nacional da Serra da Canastra, onde os acolheu e refletiu sobre a importância da Marcha Franciscana para região e da conscientização da ecologia integral em defesa da “Casa Comum”.
O encerramento se deu no distrito de São José do Barreiro com a Celebração Eucarística presidida pelo vigário episcopal Pe.Tonhão e concelebrada por Pe. Antônio (vigário paroquial) e Frei Carlos Alexandre, OFM.
Foram dias de profunda espiritualidade e vivência do carisma franciscano: belas paisagens, o nascer e o pôr-do-sol encantaram a todos os participantes. O banhar nas águas do Rio São Francisco revigorou as nossas forças após os 105km caminhados e deixou em cada caminhante o desejo de participar da Marcha Franciscana no próximo ano.