Mensagem final do Capítulo Provincial da Província Santa Cruz – 2024

Mensagem final do Capítulo Provincial da Província Santa Cruz – 2024

Que o Espírito que um dia chamou Francisco, que inspirou Clara e continua a inspirar a tantos homens e mulheres ao longo de nossa história, continue a nos inspirar em nossa caminhada provincial, nas diversas realidades em que estamos presentes.

Nós, Frades Menores, da Província Santa Cruz, estivemos reunidos em Capítulo Provincial de 14 a 21 de outubro de 2024, no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, MG. Neste Capítulo, nós escolhemos como tema: “Vocação, testemunho, acolhida e acompanhamento do Frade Menor diante dos desafios socioeclesiais”. E como lema: “Entrego-te, meu povo, para edificar, destruirás e plantarás” (Jr 1,10).

Durante esses dias, sentimo-nos abraçados e amparados pelas orações e mensagens que nos foram enviadas, as quais agradecemos fraternalmente.

O Capítulo, na tradição franciscana, é, antes de tudo, um lugar de encontro dos irmãos para, juntos, alegrarem-se no Senhor. É tempo também de avaliar a caminhada provincial e de projetar nossas prioridades para o próximo sexênio, as quais foram assim escolhidas: 1) Reestruturar o processo formativo; 2) Qualificar a vida fraterna; 3) Revitalizar a missão evangelizadora; 4) Reafirmar o compromisso com a minoridade e os valores da justiça, paz e integridade da criação.

Como Frades Menores, acolhemos integralmente o magistério do Papa Francisco que, ao escolher a figura do Pobrezinho de Assis como projeto de vida, relembra: “São Francisco, que se sentia irmão do sol, do mar e do vento, sentia-se ainda mais unido aos que eram da sua própria carne. Semeou paz por toda a parte e andou junto dos pobres, abandonados, doentes, descartados, dos últimos” (Fratelli Tutti, n. 2).

Ao celebrarmos os 60 anos do Concílio Vaticano II, colocamo-nos em suas esteiras, na busca de sermos fieis à renovação eclesial. O Papa Francisco tem nos alertado como Igreja sobre a “doença do clericalismo”, que faz assumir “o ministério recebido mais como um poder a ser exercido do que como um serviço gratuito e generoso a oferecer” (Christus Vivit, n. 98). Como sinal de nosso compromisso contra o clericalismo, nossa Província elegeu, pela primeira vez na história dos Frades Menores do Brasil, um irmão leigo como nosso Ministro Provincial, Frei Vicente Paulo do Nascimento. Este fato é fruto de uma longa caminhada provincial, na busca, cultivada há muitos anos, de propiciar a devida inserção dos religiosos irmãos no seio da fraternidade, dando-lhes uma sólida formação e participação na vida da Província, acolhendo a todos, clérigos e leigos, como verdadeiros irmãos.

Os desafios socioeclesiais nos impelem a um testemunho profético perante a Igreja e a sociedade. Como Província Santa Cruz, nos comprometemos pela causa dos pequenos de nosso tempo, nas graves questões ligadas à ecologia integral e contra todas as formas de racismos existentes em nossa sociedade, reafirmando nossa posição contrária à cultura de ódio e divisão. O atual modelo econômico exclui nossos irmãos e irmãs de terem vida em abundância (Jo 10,10). A exemplo de Maria, queremos fazer o que o Senhor nos disser, em favor dos irmãos e irmãs que o Senhor nos apresenta, a fim de aplacar seus dramas e celebrarem a vitória.

Confessamos, ainda, nosso pecado. Nem sempre nossas relações fraternas são condizentes com o modo de vida que assumimos na Regra Franciscana. Nem sempre nosso testemunho expressa a Alegria do Evangelho. Pedimos humildemente perdão por nossas faltas e nos comprometemos a viver aquilo que anunciamos: sermos instrumentos da paz e da reconciliação de Deus.

Que o Espírito que um dia chamou Francisco, que inspirou Clara e continua a inspirar a tantos homens e mulheres ao longo de nossa história, continue a nos inspirar em nossa caminhada provincial, nas diversas realidades em que estamos presentes.

Santos Dumont, 21 de outubro de 2024

Frades Menores da Província Santa Cruz

Minas Gerais, Brasil.

Leia outras notícias