Missão Franciscana no Barco Hospital

Missão Franciscana no Barco Hospital

No período de 19 a 21 de julho de 2021, Frei Bruno Rocha Pereira Laviola, frade da Província Santa Cruz, encontra-se em Missão no Barco Hospital Papa Francisco. A missão iniciou-se em Terra Santa-PA, no baixo Amazonas. Idealizado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, o Barco Hospital Papa Francisco na Providência

No período de 19 a 21 de julho de 2021, Frei Bruno Rocha Pereira Laviola, frade da Província Santa Cruz, encontra-se em Missão no Barco Hospital Papa Francisco. A missão iniciou-se em Terra Santa-PA, no baixo Amazonas.

Idealizado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, o Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus foi inaugurado oficialmente em 17 de agosto de 2019 na cidade de Belém-PA, sua base está localizada na cidade de Óbidos no Pará, e atende mais de 1000 comunidades ribeirinhas na região amazônica.

O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e conta com 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições que duram entre 7 e 10 dias. O hospital flutuante tem uma estrutura moderna com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, ecocardiograma, ultrassom, eletrocardiograma. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem. Segundo os engenheiros responsáveis pela construção, não existe no Brasil uma embarcação com toda esta estrutura hospitalar.

Os recursos para a construção do Barco Hospital Papa Francisco são provenientes da indenização de dano moral coletivo firmado, em 2013, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15 – Campinas) com a empresa Raízen Combustível (antiga Shell/Basf) e o Ministério Público do Trabalho. O Procurador do Trabalho, Dr. Ronaldo José de Lira, destaca a importância do alcance da ação.

“Acredito muito nesse projeto como exemplo de sucesso. Sabemos que grande parte da região beneficiada está abaixo da linha da pobreza. Não é apenas um projeto de saúde e sim um projeto humanitário”.

A origem da iniciativa nasceu durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013, quando tivemos a honra de receber o Papa Francisco em nosso Hospital no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Papa perguntou ao Frei Francisco se a Associação e Fraternidade estava presente na Amazônia. Quando o Frei Francisco respondeu “Não!”, imediatamente o Santo Padre disse: “Então devem ir!”.

A partir daí, procuramos obedecer a mais este chamado com grande amor, e assumimos dois hospitais naquela região: em Óbidos e em Juruti. Esse primeiro passo tornou inevitável outro: “É uma realidade muito especial; percebemos que a população que vivia nas margens do rio amazonas, tinha dificuldade em chagar aos hospitais, então pensamos que o único meio era o hospital ir até elas, como a Igreja que o Papa Francisco quer, que vá ao encontro das pessoas” conta Frei Francisco.

O Barco Hospital Papa Francisco é o caminho para levar saúde e assistência à população ribeirinha; tem como apoio aos atendimentos, duas “ambulanchas” que atuam em conjunto com o Barco Hospital, enquanto uma faz as triagens nas comunidades para otimizar os atendimentos a outra é munida de equipamentos de urgência e emergência para fazer a retaguarda para quaisquer intercorrências mais graves. Além de todo o trabalho de saúde, o Barco Hospital tem a coordenação de um sacerdote Frade Franciscano que é o responsável em levar a palavra de Deus, espiritualidade e a humanização a todos os atendidos pelas equipes médicas voluntárias.

Os atendimentos ocorrem desde setembro de 2019, e também conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Saúde (SESPA) através de um termo de fomento e já conta com mais de 137 mil atendimentos realizados nas expedições na região da Calha Norte do Estado do Pará, no Rio Amazonas.

Gratidão a Providencia de Deus por sua generosidade sem fim.

Um fraterno abraço.

Frei Joel Souza

admin
ADMINISTRATOR
PERFIL

Leia outras notícias

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked with *