Franciscanos promovem Encontro Cultural em Divinópolis

Franciscanos promovem Encontro Cultural em Divinópolis

O XVIII Encontro Cultural Franciscano é promovido pelo Centro Franciscano de Formação e Cultura (CFFC).

Franciscanos promovem encontro com palestras, apresentações artísticas e celebrações religiosas

Mauro Eustáquio Ferreira

Divinópolis, MG, 5 nov. 2021

A celebração eucarística, presidida por frei Vicente Ronaldo da Silva, OFM, abre às 19h30 do domingo, 7 de novembro, o XVIII Encontro Cultural Franciscano, com a participação do Coral da Dejanira, com a regência de Rubens Mimoso; na missa será abordado o lema “O apostólico Domingos e o seráfico Francisco ensinaram-nos a Lei do Senhor”. A cerimônia acontecerá no Santuário de Santo Antônio, av. 21 de Abril, 655, em Divinópolis, MG.

O tema geral do encontro será “Mendicantes evangélicos e educação libertadora”; serão subtemas os centenários de nascimento dos educadores frei Carlos Josaphat, OP, prof. Nicolaas Plasschaert e prof. Paulo Freire, além da lembrança de frei Bernardino Leers, OFM, e de Petrônio Bax. A promoção, que se estenderá até a quinta-feira, 11 de novembro de 2021, será marcada por vários eventos: palestras sobre os educadores homenageados, apresentações artísticas, exposição e lançamentos de livros.

A educação libertadora e o Evangelho

A 18.a edição do Encontro Cultural Franciscano, em Divinópolis enfocará vários assuntos durante os dias 7 e 11 de novembro deste ano, mas o enfoque principal será “Mendicantes evangélicos e educação libertadora”, em que sobressaem os ideais de São Domingos e São Francisco de Assis; o primeiro fundou a ordem religiosa dos dominicanos e o segundo criou a ordem dos franciscanos.

Às 19h30 da segunda-feira, dia 8, na galeria da Câmara Municipal de Divinópolis, rua São Paulo, 277, será aberta a exposição de obras de Bax com ênfase na educação por meio de suas cores e versos, com curadoria de Simone de Carvalho Bax, sob a coordenação de Flávio Ramos, presidente da Academia Divinopolitana de Letras (ADL); o palestrante da noite será o acadêmico Fernando de Oliveira Teixeira.

No dia 9, terça-feira, às 19h30, no Centro Franciscano de Formação e Cultura (CFFC), rua Minas Gerais, 572, está programada a palestra de Lílian Contreira e Sandra Tosta em comemoração ao centenário de frei Carlos Josaphat e Paulo Freire, educadores para a liberdade, com a coordenação de José Heleno Ferreira; a apresentação artística será de Marina Gomes.

Na quarta-feira, 10 de novembro, às 17 h, haverá o lançamento da pedra fundamental da Biblioteca Prof. Nicolaas Plasschaert, da Universidade de Minas Gerais (Uemg), no Campus Divinópolis. Às 19h30, no Centro Franciscano de Formação e Cultura (CFFC), rua Minas Gerais, 572, será ministrada a palestra: “Comemoração do centenário do prof. Nicolaas Plasschaert”, por frei Celso Márcio Teixeira e Lúcia Plasschaert. A apresentação artística será do Opus Quinteto, formado por Lou Petrus, Aulus Mourão, Sérgio de Castro, Paulo Ribeiro e Eduardo Laudares. A coordenação será de André Amorim Martins, vice-diretor da Universidade de Minas Gerais (Uemg), Campus Divinópolis.

O encerramento do encontro acontecerá na quinta-feira, 11 de novembro, às 19 h, com a celebração eucarística, lembrando o “Mestre dos Mestres”, Jesus de Nazaré libertador, e rezando pelos mestres da educação libertadora e pelo centenário do mestre sapateiro Geny José Ferreira. Logo após haverá lançamento e venda de livros de frei Bernardino Leers e de frei Carlos Josaphat, com a participação da Folia do Divino Quincas Tavares, no Santuário de Santo Antônio, av. 21 de Abril, 655.

O XVIII Encontro Cultural Franciscano é promovido pelo Centro Franciscano de Formação e Cultura (CFFC), com apoio da Paróquia de Santo Antônio, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – Campus Divinópolis, Câmara Municipal de Divinópolis, Academia Divinopolitana de Letras (ADL), Gráfica do Colégio Santo Antônio (Belo Horizonte) e Hospital Santa Lúcia. Compõem a comissão organizadora do evento: frei Agmar Roberto Ferreira, OFM, frei Leonardo Lucas Pereira, OFM, Rosana Laudares e Mauro Eustáquio Ferreira, os quais recomendam aos participantes que reservem com antecedência, no Centro Franciscano, a sua participação nos dias 9 e 10, pelo telefone (37) 3221-9135, e que usem máscara de proteção durante as atividades. Informam também que os eventos serão transmitidos pela internet nos canais de cada entidade promotora.

O material de divulgação do XVIII Encontro está ilustrado com a pintura de “São Francisco e São Domingos”, detalhe do painel central de frei Humberto Randag, OFM, sob a técnica de têmpera à caseína, no Santuário de Santo Antônio, de Divinópolis, em foto de Fernando Laudares.

Se você gostou da programação do Encontro Cultural Franciscano em Divinópolis, confira também o texto sobre o lançamento do livro “Franciscanos na terra do Divino

2 comentários

Leia outras notícias