Foi divulgada, no dia 02 de julho, a mensagem do Papa Leão XIV para o X Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2025, celebrado em 1º de setembro próximo, sobre o tema “Sementes de paz e esperança”.
“Num mundo onde os mais frágeis são os primeiros a sofrer os efeitos devastadores das mudanças climáticas, do desmatamento e da poluição, cuidar da criação torna-se uma questão de fé e de humanidade”, escreve o Papa Leão XIV em sua mensagem para o X Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação de 2025, que será celebrado em 1º de setembro.
Esse tema foi “escolhido pelo nosso amado Papa Francisco”, escreve Leão XIV, por ocasião do décimo aniversário de publicação da Encíclica Laudato Si’, e recorda o Jubileu da Esperança em andamento. “É neste contexto que o tema adquire todo o seu significado”, ressalta o Papa.
“Jesus usa com frequência a imagem da semente para falar do Reino de Deus e, na véspera da Paixão, aplica-a a si mesmo, comparando-se ao grão de trigo, que deve morrer para dar fruto. A semente entrega-se inteiramente à terra e ali, com a força impetuosa do seu dom, a vida germina, mesmo nos lugares mais inesperados, numa surpreendente capacidade de gerar um futuro”, escreve Leão XIV, ressaltando que “em Cristo, somos sementes, sementes de paz e esperança“.
Abaixo arquivo em PDF com a mensagem completa:
Fonte: Vatican News