Neste ano, a Ordem celebra os 800 anos do Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis, um marco na espiritualidade e na ecologia integral.
Frei Renieverton Telles de Oliveira, OFM
No espírito do Ano Jubilar, a Província Santa Cruz realizou, no dia 02 de agosto de 2025, com grande alegria, sua Peregrinação Franciscana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
A data escolhida tem profundo significado para a espiritualidade franciscana: celebra-se o Perdão de Assis, uma das festas mais importantes da Família Franciscana, que recorda Santa Maria dos Anjos e a pequena igreja da Porciúncula, berço da Ordem dos Frades Menores, sendo assim uma ocasião especial para se alcançar a indulgência plenária.
Neste ano, a Ordem celebra ainda os 800 anos do Cântico das Criaturas, composto por São Francisco de Assis, um marco na espiritualidade e na ecologia integral.
Foi um momento marcante de fé, gratidão e renovação do compromisso evangélico, que reuniu frades, leigos e leigas, vindos de todas as paróquias, serviços, frentes de evangelização e movimentos sociais ligados à vida e missão da Província (Belo Horizonte, Betim, Divinópolis, Jequitinhonha, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Salinas, Santos Dumont e São João del- Rei).
Como uma grande família franciscana, caminhamos em comunhão, pluralidade e esperança, testemunhando o rosto diverso e acolhedor da Província Santa Cruz. A riqueza cultural e pastoral de nossas comunidades se fez presente nos rostos, cantos, cores, símbolos e partilhas daqueles que vieram dos mais diferentes cantos de Minas Gerais.
A peregrinação teve início com a celebração do Ofício Divino das Comunidades, presidido por frei Vicente Paulo do Nascimento, ministro provincial, em seguida, realizou-se uma caminhada orante, saindo da Tribuna Papa Bento XVI até a Igreja Histórica de Aparecida, berço da devoção mariana no Brasil. Em cada passo, carregávamos em oração os clamores do povo, a alegria de ser Igreja em saída e o desejo profundo de viver a missão com ardor evangélico, como nos pede o carisma de São Francisco de Assis.
Chegando a Basílica Histórica, aconteceu a Celebração Eucarística, presidida por Frei Vicente Ronaldo da Silva, vigário provincial, que, em sua homilia, recordou a importância da fidelidade ao Evangelho e da vivência comunitária como sinal profético em meio às dores do mundo.
A Província Santa Cruz se alegra com esse gesto jubilar de gratidão e compromisso. Em tempos de tantos desafios e mudanças, reafirmamos nossa missão de evangelizar com alegria, defendendo a vida, promovendo a justiça, cuidando da Casa Comum e anunciando a Boa Nova do Reino com simplicidade e coragem.
Que Nossa Senhora Aparecida continue intercedendo por todos os que fazem parte da Província Santa Cruz, para que sejamos sempre uma presença viva e transformadora no meio do povo.













