Durante esses dias, fortalecemos vínculos fraternos, partilhas de vida e oração, vivendo o dom da fraternidade.
Frei Dildarlyson Evangelista da Silva, ofm.
Durante os dias 28/08 até o dia 01/09 as fraternidades do Regional Norte de Minas (Montes Claros, Salinas e Jequitinhonha), reuniram-se para o retiro anual no Seminário São José, na cidade de Araçuaí. O tema abordado foi a Regra Bulada e o Ano Vocacional.
Nestes dias, as reflexões conduzidas por Dom José Belisário (Arcebispo Emérito de São Luís do Maranhão), nos aproximou da nossa regra de vida com o foco nos três votos evangélicos: obediência, sem nada de próprio e a castidade; tudo isso com o olhar voltado à vocação, que perpassa por mediações e aflora no discernimento, acentuando pontos que nos fazem refletir sobre a caminhada pessoal e institucional.
Durante esses dias, fortalecemos vínculos fraternos, partilhas de vida e oração, vivendo o dom da fraternidade. A cada momento vivenciado juntos, fica evidente quanto é bom vivermos como irmãos. Fizemos uma caminhada significativa no que diz respeito à busca da santidade, sobre os vícios e as virtudes, nos colocando como vocacionados à santidade no mundo atual contrapondo-se o gnosticismo e o pelagianismo atual. Pois é certo que aquilo que mede a perfeição das pessoas é o seu grau de caridade e que não é conhecimento que nos torna melhores ou santos, mas a vida que levamos.
Foram momentos de profunda inquietação e que em todas elas nos possibilitou a rezar, ter um encontro com o Jesus histórico e com o Cristo Glorioso para a nossa caminhada fraterna e pessoal; tirar-se um tempo para reviver o dom de nosso chamado; é debruçar no mistério íntimo do amor de Deus e descobrir que “ajudar as pessoas é valorizar aquilo que elas já têm” (Frei Chico).