Retiro da fraternidade Frei Bernardo de Quintavalle, em Montes Claros

Retiro da fraternidade Frei Bernardo de Quintavalle, em Montes Claros

Momentos de intensa oração, reflexão e comunhão fraterna.

Frei Ademilson Salvino dos Santos, ofm

Entre os dias 26 e 29 de agosto, os frades da Fraternidade Frei Bernardo de Quintavalle se reuniram para um retiro espiritual na Fraternidade do Noviciado São Benedito, o Mouro. Este momento foi marcado por intensa oração, reflexão e comunhão fraterna, reforçando os laços e a vivência do carisma franciscano.

Para orientar as reflexões, os frades tomaram como base o livro “Presbíteros: Testemunhas da Esperança”, do Pe. Humberto Robson de Carvalho. Esta obra, que também foi utilizada como subsídio do 19º Encontro Nacional de Presbíteros realizado em abril deste ano no Santuário de Aparecida/SP, oferece uma visão inspiradora sobre o papel dos presbíteros na atualidade. O livro destaca a missão dos presbíteros de serem sinais de esperança em meio aos desafios do mundo moderno. Com uma linguagem acessível e profunda, o autor convida os leitores a redescobrirem a beleza do Ministério Presbiteral, enraizado na vivência da fé e no serviço ao próximo.

Embora a obra trate do ministério presbiteral, os frades conduziram suas meditações à luz da Vida Religiosa Consagrada, buscando aprofundar a missão de serem testemunhas da esperança em seus contextos de vida comunitária e serviço ao próximo. 

Os dias de retiro permitiram aos frades um tempo precioso de renovação espiritual, fortalecendo o compromisso com a vivência do Evangelho e a missão da Igreja.

Leia outras notícias