Seguindo as Orientações para Elaboração de Projeto de Vida e Missão proposto pela Província Santa Cruz, o nosso último dia de retiro, 28/7, ficou sob a responsabilidade de Frei Laércio Jorge que nos conduziu no processo de avaliação de nosso Projeto Fraterno de Vida e Missão [PFV] criado em 2022.
Neste ano de 2023, a Fraternidade Rivotorto, foi convidada avaliar e propor as modificações necessárias ao texto, que norteará a vida Fraterna. Partimos de uma leitura geral do texto onde a cada tópico, a fraternidade se manifestava, confirmando ou apresentando modificações ao texto, com intuito de atualizá-lo às novas necessidades.
Atentos à nossa primeira missão, “reconstruir a igreja que está em ruinas”, com o coração aberto, despido de qualquer sede de poder e ganância, mas, unicamente propenso a entender o que de fato o “Senhor quer que eu faça?”. Este parece ser o nosso grande projeto de vida.
Diante de nossa intuição primeira, renovamos nosso compromisso esperando assim contribuir de forma singela para a implantação do Reino, a partir de três eixos articuladores: o de nossa relação com Deus – a oração; o de nossa relação com a fraternidade – o trabalho; e o de nossa relação com nós mesmos – a acolhida.
Por fim, não menos importante, agradecemos imensamente às Irmãs Recoletinas, que disponibilizaram casa Recanto de Assis, com aconchego franciscano, oportunizou a realização do nosso retiro anual.
Há sempre um caminho novo a ser percorrido do esvaziamento ganancioso de nossas gavetas às reservas egoístas de nossos corações.
Irmãos, portanto, ide…